Publicidade
Apanhadão: Pelé, Nélida e retrospectivas dominam noticiário sobre livros
PublishNews, Redação, 02/01/2023
Rei do Futebol foi tema de diversas obras, e escritora foi velada na Academia Brasileira de Letras

Pelé autografa seu livro lançado em 1961 | © Arquivo Nacional
Pelé autografa seu livro lançado em 1961 | © Arquivo Nacional
Enquanto o Rei do Futebol está sendo velado em Santos / SP, o Globo Esporte compilou livros e trechos de páginas célebres de grandes autores, como Nelson Rodrigues e Benedito Ruy Barbosa, sobre Pelé.

A Folha convidou seis profissionais envolvidos na sua cobertura de livros para escolherem os melhores livros do ano, e a lista teve diversidade: apenas um título se repetiu entre os escolhidos e 20 editoras foram contempladas.

O jornal também cobriu o velório da escritora Nélida Piñon na Academia Brasileira de Letras (ABL), no dia 29 de dezembro, e informou que ela foi velada e depois enterrada com as cinzas do seu cachorro Gravetinho, no mausoléu da ABL no Cemitério São João Batista.

Foram diversas resenhas: 25 anos de história da Gestão de Pessoas e Negócios nas melhores empresas para trabalhar (Primavera Editorial); Ao paraíso (Companhia das Letras); O passageiro (DBA); Tempo final (Nós); O fato e a coisa (Luna Parque/Fósforo). O colunista Walter Porto também compilou alguns lançamentos que as editoras estão prevendo para 2023.

No Estadão, a dupla de biógrafos Ruy Castro e Lira Neto foi destaque com seus novos livros sobre biografias, e a presidente do Grupo Editorial Record, Sônia Machado Jardim, concedeu uma entrevista falando sobre, entre outros assuntos, o momento da casa, que chegou aos 80 anos de existência. O caderno Aliás também reuniu seu time de críticos para escolher os melhores livros de 2022, e o jornal encomendou à Nielsen um levantamento com os livros mais vendidos do ano.

Pensando já em 2023, o Estado também apontou cinco nomes para ficar de olho neste ano.

No Globo, a colunista Miriam Leitão escreveu um artigo sobre Nélida, e Lauro Jardim apontou a professora e ensaísta Heloisa Buarque de Hollanda como uma possível favorita à vaga na ABL (a eleição ocorre em abril). Na sua retrospectiva de 2022 do setor literário, o jornal destacou o papel central das mulheres na discussão. Foi publicada também uma resenha do novo romance de Luiz Ruffato, O antigo futuro (Companhia das Letras).

O jornal Extra compilou 11 autores brasileiros que lançaram livros em 2022, a Veja também elencou os melhores livros do ano e o G1 contou a história do jovem Gustavo Henrique Santa Marques, que aos dez anos conta já ter lido mais de mil livros.

Tags: Apanhadão
[02/01/2023 10:50:00]
Matérias relacionadas
Veja também: livro sobre participação indígena nas eleições e novo livro de Milton Hatoum
Veja também: 'Um defeito de cor' será publicado em Portugal e como o BookTok influencia na venda de livros
Veja também: entrevista de Milton Hatoum e Frankfurt discute censura nos EUA
Leia também
Indústria convive com desafios das inovações tecnológicas, da concorrência externa, das oscilações das políticas econômicas, entre outras variáveis
Inscrições gratuitas para receber o Índice abriram hoje, Dia do Livro. Newsletter promete trazer um panorama completo do mundo do livro, de segunda a sexta-feira
O Radar desta semana traz editais visando a aquisição de serviços gráficos e livros didáticos e pedagógicos