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Nielsen: Varejo de livros segue com performance positiva
PublishNews, Talita Facchini, 07/11/2022
No 10º Painel do Varejo de Livros divulgado pela Nielsen Book e SNEL, as ações promocionais que antecederam o Dia das Crianças fizeram diferença no resultado; faturamento registrou alta de 5,18%

Martins Fontes | © Alf Ribeiro / Shutterstock
Martins Fontes | © Alf Ribeiro / Shutterstock

O 10° Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2022, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país, aponta mais uma performance positiva para o setor mesmo com uma leve diminuição no volume de livros comercializados.

No novo painel divulgado pela Nielsen Bookscan e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o faturamento do período de 12 de setembro a 09 de outubro chegou a R$173,36 milhões, contra os R$164,82 milhões registrados em 2021, o que representa uma variação positiva de 5,18%. No volume, a queda foi de 3,39%, com 4,03 milhões de livros vendidos, contra 4,17 milhões no mesmo período em 2021.

Já o preço médio teve uma alta de 8,87%, saindo de R$ 39,52 no ano passado para R$ 43,03 em 2022.

Segundo análise da Nielsen, as ações promocionais e as vendas realizadas nos dias que antecedem o Dia das Crianças foram determinantes para o resultado.

2022 x 2021

No acumulado do ano, mais resultados positivos, mesmo com um ritmo de desaceleração visto nos painéis anteriores.

No valor, a variação positiva foi de 8,77% com a arrecadação de R$ 1,9 bilhão do início do ano até meados de outubro, enquanto que no mesmo período em 2021 o montante foi de R$ 1,74 bilhão. Em volume, o mercado livreiro registrou 43,9 milhões de livros comercializados contra 42,05 milhões em 2021, uma variação positiva de 4,41%.

Ainda analisando desde o começo do ano, o preço médio também apresenta uma variação positiva de 4,18%, com R$ 43,24 contra R$ 41,50 visto em 2021. Já em relação a novos ISBNs, a queda é de 4,14%. Se em 2021 o mercado acumulava 370.731 ISBNs, em 2021 esse número chega a 355.376.

“Mais uma vez, as ações promocionais impactam na comercialização de livros. Tivemos boa performance no período passado por causa dos álbuns de figurinha da Copa do Mundo e, no décimo, as ações promovidas para o Dia da Criança. É um dado importante, pois se o consumo de livros aumenta em data tão importante, entendemos que as crianças estão lendo mais, ou estão sendo incentivadas a cultivar o hábito da leitura”, analisa Dante Cid, presidente do SNEL.

Importância dos gêneros

Seguindo sua queda crescente, o gênero Não Ficção Especialista apresentou mais uma vez queda de 2,67 p.p., passando a representar 24,62% do faturamento do mercado. Já Ficção tem o melhor resultado, com crescimento de 1,44 p.p. Se em 2021 o gênero representava 24,71% do faturamento, em 2022 esse número chega a 26,15%.

Infantil, Juvenil e Educacional mostrou uma variação positiva de 1,25 p.p., enquanto Não Ficção Trade caiu apenas 0,02 p.p.

Metodologia

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados on-line e atualizados semanalmente.

As varejistas monitoradas pela Nielsen são: A Página Livraria, Amazon.br, Americanas, Americanas.com, BIG BIG, Bom Preço, Carrefour, Cultura, Curitiba, Disal, Escariz, Extra, Leitura, Livraria da Vila, Livraria Loyola, Magazine Luiza, Martins Fontes, Nobel, Pão de Açúcar, Saraiva, Shoptime, Submarino.

Clique aqui para conferir a íntegra do painel.

[07/11/2022 08:00:00]
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