Slam SP ocupa Biblioteca Mário de Andrade
PublishNews, Redação, 13/10/2022
Campeonato paulista de batalha de poesia será nos dias 20 a 23 de outubro, no centro de São Paulo, e vale cinco vagas para o Slam BR

Depois de duas edições on-line, o maior campeonato estadual do Brasil e um dos maiores da América Latina, o Slam SP - Campeonato Paulista de Poesia Falada, está de volta em formato presencial. O evento será na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 – São Paulo / SP) ,com entrada gratuita, e vale cinco vagas para o campeonato nacional de poesia falada. A fase classificatória está programada para os dias 20 e 21 de outubro, as semifinais no dia 22, a partir das 16h, com a grande marcada para o dia 23, às 17h, com participação dos seis melhores poetas da competição. Todas as atividades serão acessíveis em libras.

Slam SP | © Sergio Silva
Slam SP | © Sergio Silva

No Brasil, elas chegaram em 2008, se alastraram por todo país, principalmente entre o público jovem e periférico, e já revelou diversos artistas símbolos de identidade e resistência. Organizado e apresentado pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, o Slam SP reúne poetas de Slams da Capital, Grande SP, interior e litoral em quatro dias de emoção e poesia na disputa pelo título estadual.

Slam SP | © Sergio Silva
Slam SP | © Sergio Silva
Participam 44 poetas de Slams do estado de São Paulo. Cinco desses se classificarão para o campeonato brasileiro de poesia falada, o Slam BR, que este ano pela primeira vez será sediado no Rio de Janeiro. O campeonato nacional garante vaga para a Copa América de poesia falada - o Abya Yala Poetry Slam - que por sua vez valerá vaga para o WPSC - Campeonato Mundial de Poetry Slam, que será sediado no Brasil em 2023.

“Depois de duas edições on-line, é a chance de termos contato com o público paulista, em um local diferente (Biblioteca Mário de Andrade), que celebra a literatura bem no centro de São Paulo. Este ano temos dezenas de competidores de todo o estado de São Paulo e vamos mostrar a riqueza da diversidade de estilos e de temas”, conta Roberta Estrela D’alva, responsável por trazer o Slam ao Brasil.

[13/10/2022 09:00:00]