O serviço da Storytel no país foi ativado nesta quarta-feira (28). Chega no momento em que o Sindicato Nacional de Editores francês coloca em prática uma campanha de conscientização dos consumidores franceses para os audiolivros. Reconhecidamente, o leitor francês tem se demonstrado bastante resistente aos produtos de publicação digital nos últimos anos.
A Storytel está oferecendo vários planos diferentes de assinatura para o consumidor francês. No total, a disponibilidade de livros deve chegar, neste primeiro momento, a 7 mil títulos em francês e 290 mil títulos em outros idiomas, notadamente árabe e inglês.
Helena Gustafsson, diretora de estratégia de conteúdo da Storytel, disse no anúncio do serviço que a influência e a inovação francesas moldaram a cultura e a literatura globais de muitas maneiras. “Agora, os leitores franceses estão adotando novos formatos digitais, como audiolivros, mais do que nunca. Estou muito feliz por termos conseguido parcerias com algumas das melhores editoras, com alcance e respeito além das fronteiras francesas."
A líder da operação na França, Constance Parpoil, ressaltou a importância de foco em nichos literários que têm particular sucesso em seu país, como, por exemplo, os policiais noir de autores dos países nórdicos. Ela revelou que está nos planos um projeto de criação de materiais exclusivos para audiolivros.
Falando pela Audiolib, que produz audiolivros para as editoras Hachette Livre e Albin Michel, a CEO Valérie Lévy-Soussan saudou a expansão da Storytel até o mercado francês, “com um modelo que está alinhado com os hábitos contemporâneos de escuta dos leitores e é tranquilizador para os editores e autores que nos confiam seus títulos de áudio.”