Publicidade
Os altos e baixos dos clubes de assinaturas
PublishNews, Redação, 19/09/2022
Podcast do PublishNews conversou com Gustavo Lembert, co-fundador e CEO da TAG. e ouviu outros clubes de assinaturas de livros para saber sobre como anda esse mercado

Nos últimos anos, uma infinidade de clubes de assinaturas surgiu no país. Sejam eles de vinhos, cafés, cervejas, livros e tantos outros.

Na pandemia, assim como no mercado editorial como um todo, os clubes de assinaturas de livros cresceram e obtiveram bons resultados, porém uma nova fase chegou para eles nesse cenário "pós-pandemia". Nos últimos meses, houve o fechamento de alguns clubes literários como o Pacote de textos, Panaceia, Intrínsecos e Clube Skoob.

A maior repercussão sobre o assunto surgiu justamente de um post nas redes sociais feito pela TAG - Experiências literárias, que tem vivido na pele esse momento delicado dos clubes de assinatura. "Para nós, está cada vez mais difícil trazer novos leitores para o clube num cenário de pós-pandemia, com dificuldade econômica e inflação, onde o livro pode representar, para uma grande parcela da população, deixar de adquirir produtos básicos de subsistência", diz a publicação.

Para falar mais sobre o assunto, o Podcast do PublishNews conversou com Gustavo Lembert, co-fundador e CEO da TAG. Nesse bate-papo, ele fala sobre o momento do mercado de clubes, dos desafios que a crise econômica trouxe, e outros fatores que impactaram o setor e que podem ter levado alguns clubes a fecharem as portas.

"Dois mil e vinte um começou muito forte para nós, mas a partir do segundo trimestre a gente começou a sentir uma diferença, uma mudança especialmente, no nosso caso, nas mídias pagas, Facebook, Instagram, Google, que são veículos muito fortes quando a gente fala de novos associados, e ai, desde o meio do ano passado, temos sentido que essa dinâmica se complicou", contou Lembert, explicando os motivos por trás disso. "Tem sido mais difícil segmentar e chegar nas pessoas certas para divulgar os nossos produtos. Diria que essa dificuldade começa com um problema de canal", resumiu.

As questões externas também têm o seu peso nos resultados dos últimos meses, como o arrefecimento da pandemia, a inflação e o aumento do preço do papel. "Isso, num clube de assinatura, é muito impactante", concluiu Gustavo, dizendo ainda que a TAG não entende que o problema seja falta de consumidores ou de público.

No bate-papo, o CEO da TAG fez sua leitura sobre o mercado editorial como um todo, sobre a importância de uma reestruturação do canal, do relacionamento com os clientes, de como encontrar novas formas de crescer e ser criativo e ainda sobre a entrada da TAG no canal B2B. "Começamos agora a ter um produto especial para empresas e tem sido muito interessante a resposta disso", contou.

O Podcast ouviu também os depoimentos de Viviane Lordello, co-fundadora do Skoob, sobre o tempo que o seu clube esta dando, e também Heloiza Daou, diretora de marketing da Intrínseca, falando sobre o encerramento do ciclo do Intrínsecos, clube da editora.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[19/09/2022 09:00:00]
Leia também
Programa foi gravado ao vivo no 4º Encontro de Editores Livreiros, Distribuidores e Gráficos​, no Guarujá (SP)
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Jornalistas conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil
Durante a conversa, a escritora falou de como constrói a linguagem dos seus livros, de como retira elementos do cotidiano para elaborar suas histórias, povoada de personagens que retornam em contos e outros livros: o 'Liliaverso'
O episódio fala sobre as atuais discussões em torno da regulamentação do uso de inteligência artificial no Brasil e como isso impacta a Lei de Direitos Autorais
Outras colunas
Em 'Engravidei' (Caravana Grupo Editorial)​, Andrea Nunes se lança num mergulho íntimo e corajoso
Programa foi gravado ao vivo no 4º Encontro de Editores Livreiros, Distribuidores e Gráficos​, no Guarujá (SP)
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores