Eduardo Giannetti é eleito para Academia Brasileira de Letras
PublishNews, Redação, 17/12/2021
Economista, escritor, professor e dono de dois Jabutis, Gianetti foi eleito para ocupar a Cadeira 2, na sucessão do acadêmico Tarcísio Padilha

Eduardo Gianetti | © Livraria Cultura / Reprodução YouTube
Eduardo Gianetti | © Livraria Cultura / Reprodução YouTube
Em sua última eleição do ano, a Academia Brasileira de letras (ABL) elegeu nesta quinta-feira (16), em sessão híbrida no Petit Trianon, o escritor e professor Eduardo Giannetti para a Cadeira 2, na sucessão do Acadêmico Tarcísio Padilha, que faleceu em setembro deste ano vítima da covid-19. Ele recebeu 18 votos dos 34 presentes e disputava com o escritor Gabriel Chalita e o advogado Sergio Bermudes.

Nascido em Belo Horizonte, Gianetti é economista, professor, autor e palestrante formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e teoria econômica, história do pensamento econômico, economia do bem-estar, ética e economia. É assessor do partido político Rede Sustentabilidade, sendo o responsável por elaborar os planos econômicos de Marina Silva para as campanhas presidenciais de 2010, 2014 e 2018.

Giannetti também é autor de diversos livros e artigos, sendo alguns deles traduzidos para outros idiomas. Venceu duas vezes o Prêmio Jabuti com as obras Vícios privados, benefícios públicos? (Companhia das Letras - 1994) e As partes & o todo (Siciliano - 1995). Entre suas últimas publicações estão os livros Elogio do vira-lata e outros ensaios e O anel de Giges, ambos publicados pela Companhia das Letras.

[17/12/2021 08:00:00]