Publicidade
Placas tectônicas movimentam mercado global de audiolivros
PublishNews, Leonardo Neto, 16/11/2021
Spotify compra Findaway para expandir seu negócio de audiolivros e Storytel entra nos EUA ao comprar a Audiobooks.com

Spotify compra Findaway para expandir seu negócio de audiolivros e Storytel entra nos EUA ao comprar a Audiobooks.com | © Feira do Livro de Leipzig
Spotify compra Findaway para expandir seu negócio de audiolivros e Storytel entra nos EUA ao comprar a Audiobooks.com | © Feira do Livro de Leipzig

Na última semana, duas notícias fizeram verdadeiros abalos sísmicos no mercado global de audiolivros. A primeira notícia é que o Spotify comprou a distribuidora Findaway para expandir os seus negócios de audiolivros. A segunda é que a Storytel entrou nos EUA ao comparar a Audiobooks.com.

Fundada em 2004, a Findaway conecta criadores de conteúdos a revendedores como a Apple, Google, Scribd, Audible, Kobo, Storytel. E vai além. Nos últimos anos, lançou subprodutos que criam um verdadeiro ecossistema do audiolivro. Entre eles, estão o Findaway Voices, que conecta autores com narradores profissionais; o Audioworks, que auxilia editoras na construção de catálogos de audiolivros; a Playaway, que leva os conteúdos em áudios para as escolas; o Orange Sky Audio, que oferece uma interface para o leitor-ouvinte, e a AudioEngine, que oferece ferramentas e tecnologia que permitem aos desenvolvedores integrar um amplo catálogo de audiolivros em suas próprias plataformas.

As partes não divulgaram o valor da transação, mas o Spotify leva, além de todas essas ferramentas, uma equipe de cerca de 150 funcionários. Com isso, a gigante do entretenimento em áudio espera alcançar 381 milhões de usuários ativos mensais ouvindo audiolivros.

O que o Spotify quer é evitar que os seus usuários saiam da sua plataforma para ouvir audiolivros. A ideia é que isso aconteça dentro do próprio aplicativo do Spotify. A ideia é criar uma nova tecnologia de acesso aberto que permitirá que, com o mesmo login e senha, o usuário possa ouvir conteúdos em parceiros de audiolivros, como a Storytel.

Por parte dos editores, essa plataforma de acesso aberto permitirá aos detentores dos direitos autorais determinar como seu conteúdo será ofertado.

De acordo com o Spotify, essas funcionalidades estarão disponíveis a partir de 2022.

O segundo movimento importante foi a chegada da Storytel no gigantesco mercado dos EUA. A entrada se dará pela compra da Audiobooks.com, uma das principais plataformas de audiolivros no país.

Dona de um catálogo de 300 mil títulos, a Audiobooks.com foi lançada em 2011 e já ultrapassou as fronteiras dos EUA, alcançando outros mercados como o Reino Unido e a Austrália.

Em comunicado, Jonas Tellander, fundador e CEO da Storytel declarou: “A Audiobooks.com é um negócio lucrativo em crescimento, com uma abordagem amigável ao consumidor. A parceria oferece à Storytel uma nova plataforma de crescimento. Agora estou ansioso para trabalhar com nossas equipes, editores e parceiros para tornar o consumo de audiolivros tão popular nos mercados de língua inglesa quanto se tornou nos últimos anos nos países nórdicos”.

A Storytel tem 1,7 milhão de assinantes em 25 mercados e um catálogo de mais de 700 mil títulos em 30 idiomas. O valor da transação também não foi divulgado. No entanto, a Storytel informou que a aquisição será financiada por meio de fundos próprios e do empréstimo de 500 milhões de coroas suecas. A previsão é que a compra seja concluída até o fim de 2021.

[16/11/2021 10:30:00]
Matérias relacionadas
Colunista vislumbra "no audiolivro uma oportunidade de desenvolvimento dos leitores no Brasil, que tanto precisa de educação e que representa o estímulo natural à criatividade do brasileiro". Artigo, na íntegra, aqui!
Com distribuição – gratuita – em livrarias, empresas e eventos do setor, publicação celebra e pensa o universo do livro; happy hour de lançamento será no Bar do Beco, na Vila Madalena (SP), em 19 de novembro
Realização é uma parceria entre a autoridade do livro de Sharjah e a NYU e teve como foco implementação de estratégias visando expansão na distribuição de produtos digitais
Leia também
Casas interessadas em publicar autores francófonos no Brasil podem tentar obter apoio financeira da embaixada
Iniciativa francesa voltada à internacionalização da edição independente reunirá seis casas editoriais em circuito por feiras estratégicas do livro na Europa
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias