Como ganhar dinheiro com editora: gestão do lucro operacional e a necessidade de capital de giro
PublishNews+, André Castro*, 18/10/2021
Em seu artigo, André Castro explica porque as editoras não devem se prender ao faturamento e sim perseguir um fluxo de caixa positivo recorrente

Quando se pergunta a um editor se o seu negócio está indo bem, normalmente ele responde tendo como parâmetro o faturamento. Se está maior do que o ano ou o mês anterior, a empresa vai bem, se diminuiu, vai mal.

O problema de se utilizar o faturamento como parâmetro para avaliação do desempenho do negócio é que não existe garantia de que o aumento do faturamento significará uma melhoria na situação financeira da editora.

Imagine que o crescimento das vendas venha do aumento no número de lançamentos. Em um primeiro momento, a editora necessitará gastar mais em compras gráficas, editoriais e adiantamento de direito autoral. O mais provável é que, no curto prazo, o aumento do faturamento não compensará o crescimento dos gastos, diminuindo a liquidez da empresa.

Se o aumento das vendas for proveniente de uma maior agressividade comercial, com aumento nos descontos comerciais ou no número de pontos de venda, isto pode levar a uma perda de margem ou crescimento do custo fixo significando, no final do processo, uma piora no caixa da editora.

Se faturamento elevado fosse garantia de bom desempenho, não teríamos grandes editoras, e livrarias, indo à falência.

Só existe um indicador que garante o bom desempenho de uma empresa: a geração de caixa.

É a geração de caixa que assegura dinheiro na conta corrente. O faturamento sozinho não faz isto, nem o lucro. Existe editora que quebra dando lucro, gerando caixa não.

O que toda editora deve perseguir é um fluxo de caixa positivo recorrente.

O fluxo de caixa deriva de dois indicadores: necessidade de capital de giro e lucro operacional.

O artigo completo de André Castro está disponível no PublishNews+, área exclusiva para assinantes do PublishNews. Todos os artigos do PN+ estão temporariamente abertos para quem se cadastrar na plataforma. Para acessar, basta informar nome, e-mail e criar uma senha.

Clique aqui para ler o artigo completo.


* André Castro é cofundador e diretor do núcleo da inteligência financeira para editoras da LabPub.

[18/10/2021 08:00:00]