Publicidade
As histórias de uma Jovem Talento
PublishNews, Leonardo Neto, 30/08/2021
Anna Luiza Cardoso, ganhadora do Prêmio, é a convidada do Podcast do PublishNews dessa semana

Na semana passada, o PublishNews anunciou a ganhadora do Prêmio Jovens Talentos 2020/2021. O júri escolheu a agente literária Anna Luiza Cardoso, que embarcará para a Feira do Livro de Frankfurt 2022 para se juntar a um time de “rising stars” de outras partes do mundo.

Nessa semana, Anna participa do Podcast do PublishNews. Na conversa que teve com a nossa equipe, ela relembrou a sua trajetória, contou, em detalhes, com o “descobriu” Martha Batalha e o seu exitoso A vida secreta de Eurídice Gusmão (Companhia das Letras) e como foram as negociações para vender o livro para 20 países e ainda para o cinema.

Na conversa, a ganhadora fez reflexões importantes sobre o papel do agente literário e sobre a internacionalização da literatura brasileira. Não deixou de fazer um panorama da atual produção literária nacional e ainda dar pitacos sobre tendências que podem aparecer nas livrarias nos próximos meses.

Anna, que entrou como estagiária na Villas-Boas & Moss e hoje é sócia da agência fundada por Luciana Villas-Boas, falou também das suas experiências em feiras internacionais e das suas expectativas para visitar Frankfurt no ano que vem, na posição de Jovem Talento.

O programa trouxe ainda declarações das juradas – Lu Magalhães, sócia do PN; Marifé Boix-García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, e Carolina Rocha, vencedora da última edição – sobre o processo de escolha de Anna.

Desde 2015, o Prêmio Jovens Talentos busca profissionais de até 35 anos que tenham se destacado por sua atuação na indústria editorial brasileira. Graças ao patrocínio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e apoio da Feira do Livro de Frankfurt, Anna deverá embarcar para a Alemanha no ano que vem, com as despesas de passagens e hospedagem custeadas pelo prêmio. Além disso, ela leva ajuda de custo no valor de 500 euros.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações

O primeiro que disse (Mine vaganti)
Calibã e a bruxa (Elefante), de Silvia Federici
A vida invisível de Addie LaRue (Galera), de V. E. Schwab
Mare of Easttown

Contraindicação:
Quem vai ficar com Mário?

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[30/08/2021 10:30:00]
Leia também
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
Seminário Retratos da Leitura no Brasil​, realizado em dezembro em São Paulo (SP), discutiu diversos aspectos da pesquisa e do PNLL
Neste episódio, um pouco da cerimônia da segunda edição do ranking 'Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial'
Outras colunas
"Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online", diz o colunista. Leia!
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues propõe que projetos literários tenham caráter mais formativo diante da queda no número de leitores no país
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais