Publicidade
Podcast do PN debate o design editorial
PublishNews, Redaçao, 26/07/2021
Episódio de número 175 recebe Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras

A capa é um dos primeiros contatos do leitor com o livro. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, é o quarto fator mais citado por leitores ao serem perguntados sobre o que mais influencia na hora de escolher um livro ou autor para ler. Entre os “leitores de literatura”, é o segundo quesito mais importante.

Mas o que faz uma boa capa? O que é uma capa vendedora? Como surgem as capas? Esse foi o tema do episódio dessa semana do Podcast do PublishNews, que recebeu Elisa Von Randow, do estúdio Alles Blau, e Alceu Nunes, diretor de arte da Companhia das Letras. Elisa foi amplamente citada no episódio de número 170, no qual recebemos Luiza Del Monaco (Nacional) e Rita Mattar (Fósforo). Já Alceu é responsável de capas de Paulo Coelho, Fernanda Montenegro, entre tantas outras.

Na conversa que tiverem com a nossa equipe, os dois contaram um pouco sobre o processo de criação de capas, como surge a ideia, da interlocução com editores e autores, entre outros assuntos

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações:

Convite para Remixar Maysa, Viscaya
Selvagem - ciclo de estudos sobre a vida
Rádio Escafandro
Vidas negras
O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório
Dois estranhos
Uma estrangeira - Podcast de Gabi Oliveira
Isso está acontecendo
Rádio Companhia sobre capas
Bo Burninham - Inside

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[26/07/2021 09:50:00]
Leia também
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Jornalistas conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil
Durante a conversa, a escritora falou de como constrói a linguagem dos seus livros, de como retira elementos do cotidiano para elaborar suas histórias, povoada de personagens que retornam em contos e outros livros: o 'Liliaverso'
O episódio fala sobre as atuais discussões em torno da regulamentação do uso de inteligência artificial no Brasil e como isso impacta a Lei de Direitos Autorais
O episódio destaca também a evolução da Flip ao longo dos anos, ressaltando as mudanças e as características que se mantiveram e a tornaram um evento tão relevante para o setor do livro no país
Outras colunas
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso