Foi aí que ele teve uma ideia: colocar livros em estabelecimentos onde tradicionalmente não se vendiam livros: armazéns, farmácias, papelarias etc... Foi dessa constatação que nasceu a famosa carta em que apresentava o livro aos donos desses estabelecimentos: “Trata-se de um artigo comercial como qualquer outro: batata, querosene ou bacalhau”. Deu resultado e, em 1923, Lobato comemorava a venda de 30 mil exemplares de Urupês, um marco importante para a indústria editorial brasileira.
Um século depois, o setor livreiro nacional se desenvolveu. Além das livrarias independentes, redes se tornaram mega-redes, algumas delas desapareceram, outras foram incorporadas, outras parecem viver seu ocaso, enquanto outras crescem, conquistando espaços. A pandemia forçou muitas delas colocarem suas fichas na internet e o comércio varejista de livros se tornou muito mais complexo do que as picadas abertas por Lobato.
Mas, algumas editoras seguem procurando seguir os passos do velho Lobato e buscam caminhos alternativos para escoar a sua produção. Nessa semana, o Podcast do PublishNews recebeu Roberta Faria, diretora executiva da Editora Mol, e Gustavo Guertler, CEO da Belas Letras, que tem conseguido resultados importantes colocando seus livros em locais como petshops, farmácias e lojas de presentes. A estratégia veio, claro, da necessidade de se fazer presente no dia a dia do leitor e assim, conquistar novos leitores.
A Belas Letras vai por outro caminho. É uma editora mais tradicional no seu modelo de negócios, está presente em livrarias, mas não deixa de focar nos canais alternativos. Tem projetos desenvolvidos para a rede Imaginarium, também com êxito.
As duas editoras têm no seu DNA a preocupação social. A Mol se considera uma “editora de impacto social”. Todos os seus projetos – revistas ou livros – buscam gerar receitas para ONGs e entidades que defendem as mais diversas causas. O caso do livro Seu cão não é doido / Seu gato não é doido, por exemplo, destina os recursos para a ONG Adote Petz. De 2008, ano de sua fundação, até agora, a editora estima ter doado R$ 40 milhões. A Belas Letras também tem um propósito maior. Com um catálogo de livros “transformadores”, como ela mesma denomina, a editora criou o projeto Compre um Livro, Doe um Livro.
Na conversa que tiveram com a nossa equipe, Roberta e Gustavo detalham seus planos de negócios, falam sobre o desenvolvimento de seus produtos e deixam dicas para quem está interessado em buscar novos canais de vendas.
O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.
Indicações:
Clube Quindim
Restaurante Bollogna
Podcast Aqui se faz, aqui se doa
Cruella
Filme - Druk: Mais uma rodada
Guardar (Record), de Antonio Cicero
Pastelina
Cervogia
Fome Mata - Panela cheia salva
Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.