Um evento digital na manhã desta terça-feira (20) marcou o lançamento da Bienal do Livro Rio 2021. Voltado para convidados do mercado editorial, o encontro comandado por Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events, responsável pela organização do evento, apresentou dados da última edição do evento e as novidades para a 20ª edição do festival cultural.
Marcada para acontecer de 3 a 12 de setembro de 2021, a principal novidade é o projeto Bienal do Livro Rio 360°, que pretende transformar o evento em um hub sobre cultura, com atividades o ano inteiro. O primeiro “produto” adaptado para o ambiente on-line foi o Café Literário, lançado em junho. E este mês, nos dias 24 e 25, a Bienal realiza o Festival Conexões, evento gratuito com curadoria das jornalistas e escritoras Bianca Ramoneda e Joselia Aguiar.
O evento é inspirado no evento físico – que é realizado a cada dois anos no Riocentro, no Rio de Janeiro - e será dividido por áreas de conteúdo: Atualidades e Narrativas. Entre os autores e personalidades confirmados estão Ney Matogrosso, Milton Hatoum, Leonardo Boff, Branca Vianna e Holly Black.
No primeiro dia, os painéis vão tratar sobre os assuntos contemporâneos. Haverá debates discutindo, por exemplo, o universo entre o real e o imaginário, a partir das telas das redes, com participação do psicanalista Christian Dunker, a advogada, professora e escritora Ruth Manus e a jornalista Patrícia Campos Mello. A mediação será da jornalista Flávia Oliveira e a programação completa do evento você encontra no site do Festival.
Para além do Festival Conexões, a Bienal do Livro Rio 2021 também dividirá suas atividades por nicho e não mais por faixa etária com os espaços Narrativas e Contemporâneo. O primeiro focará na ficção, com histórias que apresentam a transversalidade das narrativas, e o Contemporâneo focará nos assuntos da atualidade, reunindo autores, influenciadores e personalidades para debaterem ideias que enriqueçam o repertório do conhecimento. Já o Espaço Infantil continuará firme e forte.
A Bienal prepara ainda para o dia 1º de dezembro a sua plataforma digital, que será um provedor de conteúdo do evento cultural. O novo espaço reunirá conteúdos culturais, terá espaço para vídeos, entrevistas com autores, audiolivros, podcasts, fóruns de discussão e oportunidades comerciais. A ideia é que os expositores ganhem mais uma vitrine para explorar seus lançamentos.