Cinco abordagens inovadoras para o futuro próximo da indústria do livro
PublishNews, Redação, 14/10/2020
Especialistas reunidos no Reboot, conferência que reuniu 200 players de 28 diferentes países, elencam cinco abordagens para o mundo do livro pós-covid

Cerca de 200 participantes de 28 diferentes países, participaram, nesta terça-feira (13), da ReBoot: Books, Business and Reading, conferência cujo objetivo foi promover a troca internacional de experiências no mercado de livros em tempo de pandemia. Confiança calcada na realidade foi o tom do encontro e a conclusão final foi de que não haverá retorno às condições anteriores à pandemia.

“Não há como voltar atrás”, declarou John Ingram, da maior empresa de logística de livros no mundo. “No entanto, estamos apenas na metade do caminho para as crise”, observou David Worlock, especialista britânico em mercado digital.

Os participantes conseguem enxergar no horizonte contornos claros de abordagens inovadoras e promissoras de um novo negócio que se tornará inevitavelmente mais híbrido, como se vê nos tópicos abaixo:

  1. Editores e varejistas estão redefinindo seus negócios com o foco no cliente final, criando comunidades e desenvolvendo ações de marketing digital focado nestes públicos.
  2. Há um crescimento significativo nas opções de ofertas digitais, como audiolivros em streaming, modelos de subscrição e plataformas de cooperação
  3. O covid-19 obriga a repensar as cadeias de abastecimento e entrega de produtos. A logística deverá ser estrategicamente repensada com urgência.
  4. O fundo de catálogo ganha força e requer ações de marketing voltadas para grupos-alvo mais específicos e isso vem acompanhado de análise de dados competente
  5. As superfícies de livrarias devem ficar menores. Unidades com menos de 500 m² em cidades menores têm mais condições de enfrentar a crise e os medos dos clientes

O ReBoot é uma iniciativa de Rüdiger Wischenbart Content and Consulting (Áustria), Carlo Carrenho (Suécia e Brasil) e Klaus-Peter Stegen (Alemanha).

[14/10/2020 10:00:00]