Publicidade
Uma viagem ao mundo dos livros
PublishNews, Redação, 13/10/2020
Obra fala sobre o poder dos livros na vida das pessoas ao acompanhar a história de uma menina que observa os livros lidos por outras pessoas

A garota que lê no metrô (Valentina, 160 pp, R$ 34,90) tem como protagonista Juliette, uma jovem que leva uma vida bastante sem graça em Paris, como corretora de imóveis, somente para ter contato com pessoas. Sua vida monótona e melancólica resume-se ao trabalho e às idas semanais ao supermercado e ao cinema. O ponto positivo nessa rotina são as suas viagens de metrô para o trabalho, em que observa sempre os mesmos passageiros e os livros que cada um lê. Estranhos leitores, como o homem de chapéu verde, que retira da sua pasta um compêndio sobre insetos, não sem antes aspirar de olhos semicerrados o odor de suas páginas; a mulher idosa que folheia um livro de culinária em italiano e sorri parecendo lembrar-se das loucuras da juventude; a jovem que sempre lê romances e chora quando chega à página 247. “Por quê?”, pergunta-se Juliette. Mas serão o iraniano Soliman e sua pequenina filha Zaïde que mudarão para sempre os rumos da vida de Juliette. Escrita por Christine Féret-Fleury, a obra é uma homenagem aos livros e sobre como eles podem transformar as vidas das pessoas. Todas as citações literárias no livro são referidas no fim da obra.

[13/10/2020 07:00:00]
Matérias relacionadas
Depois de trinta anos, Chizmar continua sendo a única pessoa com quem o serial killer de sua cidade se abre
Após um divórcio que o reduz a uma vida mínima, um professor se instala em uma quitinete no centro da cidade e tenta reorganizar sua existência entre livros, memórias e ruínas pessoais
Embora num primeiro momento o livro possa parecer um típico terror zumbi, os sobressaltos próprios do gênero aqui são mais existenciais do que físicos
Leia também
Ao deslizar pelas ruas com seu skate em uma manhã de sábado, Ágata decide trocar os passeios pelo asfalto por uma ida ao museu
Livro conta a história dos habitantes do Planetinha Azul, que gostam muito de cantar, brincar ao ar livre, dançar, se divertir e contar histórias
Livro é para crianças que amam criar histórias sem pé nem cabeça, bolar planos malucos e pular aqui e acolá e para adultos que buscam respostas para o dia que um sapo pular do brejo direto para sua casa