"Não é uma verdade quando se diz que quem compra não sabe vender e quem sabe vender não sabe comprar. No livro não, as coisas estão relacionadas, por isso que eu gosto muito do termo ‘mercador de livros’”. Com essa fala de Gerson Ramos, diretor comercial da Planeta, começa o sexto episódio especial do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que tem criado um arquivo da memória do mercado editorial brasileiro. Nele, André Argolo reuniu trechos que refletem o duro trabalho de vender livros, de fazê-los chegar aos leitores e garantir que toda a cadeia de produção seja remunerada da forma mais justa possível.
Os processos que envolvem a cadeia do livro, as dificuldades encontradas no meio do caminho, os bastidores dessa saga e as histórias pessoais de cada "mercador de livro" estão reunidos no episódio que conta com a participação de João Scortecci, Judith de Almeida (Autêntica), Daniel Lameira (Antofágica), Taty Leite (Vá Ler um Livro), Lu Magalhães (Primavera Editorial / PublishNews), Ricardo Costa (Metabooks), Daniela Kfuri (HarperCollins) e André Peres (APL Consultoria).
Todos os nove entrevistados contam ainda suas relações pessoais com o livro, como construíram suas carreiras e como lidam com o trabalho no dia a dia. “Acho que tudo gira em torno do cuidado com o livro e o cuidado com a marca”, explica Daniela Kfuri no trecho selecionado da sua conversa.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.
Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews