Publicidade
Os mercadores de livros
PublishNews, Talita Facchini, 21/05/2020
Sexto episódio especial do PublishNews Entrevista reuniu profissionais que têm o duro trabalho de vender livros e fazê-los chegar aos leitores

"Não é uma verdade quando se diz que quem compra não sabe vender e quem sabe vender não sabe comprar. No livro não, as coisas estão relacionadas, por isso que eu gosto muito do termo ‘mercador de livros’”. Com essa fala de Gerson Ramos, diretor comercial da Planeta, começa o sexto episódio especial do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que tem criado um arquivo da memória do mercado editorial brasileiro. Nele, André Argolo reuniu trechos que refletem o duro trabalho de vender livros, de fazê-los chegar aos leitores e garantir que toda a cadeia de produção seja remunerada da forma mais justa possível.

Os processos que envolvem a cadeia do livro, as dificuldades encontradas no meio do caminho, os bastidores dessa saga e as histórias pessoais de cada "mercador de livro" estão reunidos no episódio que conta com a participação de João Scortecci, Judith de Almeida (Autêntica), Daniel Lameira (Antofágica), Taty Leite (Vá Ler um Livro), Lu Magalhães (Primavera Editorial / PublishNews), Ricardo Costa (Metabooks), Daniela Kfuri (HarperCollins) e André Peres (APL Consultoria).

Todos os nove entrevistados contam ainda suas relações pessoais com o livro, como construíram suas carreiras e como lidam com o trabalho no dia a dia. “Acho que tudo gira em torno do cuidado com o livro e o cuidado com a marca”, explica Daniela Kfuri no trecho selecionado da sua conversa.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

[21/05/2020 10:00:00]
Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Outras colunas
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso