Na quinta live do projeto ColabPublishNews, Camila Cabete, country manager da Kobo no Brasil, fala sobre como a empresa nipo-canadense tem se organizado para dar apoio a editoras nesse momento e deu dicas de como apostar da melhor forma nos e-books.
Por conta do isolamento social, Camila contou que a Kobo tem ganhado novos clientes e que as pessoas em casa, na sua visão, estão sim lendo mais. Para incentivar ainda mais a leitura, a empresa criou uma página com livros de graça para as pessoas experimentarem.
Mesmo com o aumento crescente dos e-books e audiolivros no mercado, Cabete comentou que um dos principais obstáculos é o fato das editoras ainda não pensam no marketing voltado para o livro digital. “Temos todas as ferramentas, o problema é as pessoas conhecerem essas ferramentas e usarem”.
Dentre as iniciativas da Kobo, Camila falou sobre o uso dos promocodes e citou casos de sucesso, como a da HarperCollins, que durante a live do autor Thiago Nigro (Do mil ao milhão) soltou um promocode para o público e até a parceria com alguns clubes de leitura que enviam os códigos promocionais para os associados que não receberam a caixa do mês a tempo. “A Kobo também tem feito páginas especiais para quem tem bastante conteúdo, como uma loja da editora dentro da Kobo”, contou.
A conversa também entrou no assunto algoritmos e da inovação. Para Camila, inovação “é se apropriar dos meios que a gente já tem pra fazer algo novo” e ainda deu dicas de como uma editora pode entrar para o “mundo digital”. “A primeira coisa é digitalizar o catálogo [...] depois começa o trabalho de marketing e divulgação. Requer investimento e requer tempo, nada é automático”, frisou.