Publicidade
CBL e SNEL lançam nova pesquisa para medir o mercado digital de livros
PublishNews, Redação, 12/03/2020
O objetivo é analisar o que as editoras estão produzindo e comercializando de forma digital, ou seja, pesquisa irá cobrir tanto e-books quanto audiolivros e suas diferentes formas de comercialização

Uma das principais notícias do início de 2020 foi a mudança na tradicional e importantíssima Pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro. Realizado desde 2006, o estudo saiu das mãos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e foi para a multinacional Nielsen, que já monitora desde 2013 o varejo de livros do país.

A pesquisa tem por missão analisar anualmente os números registrados pelo mercado, dando um panorama dos livros físicos produzidos e comercializados no País. O que a pesquisa mostra é o PIB do livro impresso no Brasil, dando uma cifra que demonstra o tamanho desse mercado.

A notícia de agora é que o instituto de pesquisa vai ampliar a já consagrada Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro e criar um segundo estudo: a Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro.

Em 2017, ainda sob a batuta da Fipe, foi realizado o Censo do Livro Digital, que buscou responder a pergunta: “qual a importância dos livros digitais no setor editorial brasileiro?”. O estudo apontou na época que dois terços das editoras não investiam em livros digitais e que esse formato perfazia apenas 1,09% do faturamento total do setor. Esse número apresentado pela Fipe na época era bem menor do que a estimativa mais pessimista do mercado.

Agora, o novo estudo, que deverá ter periodicidade anual e tem como base os dados de 2019, prevê ampliar um pouco o seu escopo, indo além dos e-books vendidos de forma mais tradicional. Segundo a Nielsen, o objetivo agora é analisar o que as editoras estão produzindo e comercializando de forma digital, ou seja, a pesquisa irá cobrir tanto e-books quanto audiolivros e suas diferentes formas de comercialização.

O questionário entrou no ar nesta quinta-feira (12) e a Nielsen enviará um link exclusivo para cada editora. Basta clicar para abrir e começar o preenchimento. Cabe destacar que o questionário não precisa ser respondido de uma única vez, os dados já inseridos são salvos automaticamente e o usuário pode retomar de onde parou. O prazo para responder o questionário vai até o dia 31 de março.

Para mais informações, o editor pode escrever para Mariana Bueno pelo e-mail producao.vendas@nielsen.com. Os dois estudos – tanto a dos livros físicos quanto dos conteúdos digitais – serão realizadas pela Nielsen a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

[12/03/2020 08:10:00]
Matérias relacionadas
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos​, organizado pela Câmara Brasileira do Livro e realizado em um hotel no Guarujá (SP), começou nesta quarta-feira (20)
PublishNews vai cobrir o evento, cuja programação foi construída em conjunto entre comissão da CBL e gestores de conteúdo
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação