Publicidade
Na Black Friday, varejo de livros vendeu menos, mas ganhou mais dinheiro
PublishNews, Redação, 06/01/2020
Dois institutos de pesquisa que acompanham a evolução do varejo de livros no Brasil apuraram discreta queda no número de exemplares vendidos, mas aumento (igualmente discreto) no faturamento

O mês de novembro se tornou, nos últimos anos, um período muito esperado pelo varejista brasileiro. Isso porque a Black Friday, uma tradição norte-americana, caiu de vez no gosto do consumidor daqui. Mas como o varejo de livros se comportou nessa importante data do calendário em 2019? A GfK e a Nielsen – institutos de pesquisa que acompanham a evolução do varejo de livros no País – publicaram no finzinho do ano passado seus relatórios relativos ao mês de novembro e o resultado, em linhas gerais, foi: varejistas venderam menos, mas faturaram mais.

A GfK, que realiza o seu relatório graças a uma parceria com a Associação Nacional de Livrarias (ANL), apurou a venda de 4,1 milhões de exemplares o que redundou no faturamento de R$ 150 milhões. Em comparação com 2018, isso representa queda de 1,1% no número de exemplares vendidos e aumento de 0,7% no faturamento.

Já a Nielsen, cujo Painel do Varejo de Livros é realizado em parceria com o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), registrou a venda de 3,4 milhões de cópias vendidas e faturamento de R$ 128 milhões. Na comparação com 2018, os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa venderam 0,43% a menos em volume, mas faturaram 1,82% a mais.

No acumulado do ano, os dois institutos percebem uma queda tanto em volume quanto em valor. A GfK fala em variação negativa de 11,2% no número de exemplares vendidos e de 8,5% em faturamento. Já a Nielsen apura queda de 8,27% no volume e de 7,56% em valor.

Os relatórios da Nielsen e da GfK estão disponíveis para baixar clicando nos respectivos links.

[06/01/2020 10:00:00]
Matérias relacionadas
Foram movimentados 27,78% de livros a mais do que o mesmo período de 2024 e com faturamento superior em 24,38%; no acumulado do ano, faturamento é 9,93% superior a 2024
'Trincheira tropical' foi publicado em junho deste ano; outras três obras também apareceram na apuração pela primeira vez
Com dados do BookScan, Lista Nielsen-PublishNews de Mais Vendidos facilita comparação com mercados externos e dialoga com o Painel do Varejo de Livros; PN agradece à Bookinfo pela bem-sucedida parceria até aqui
Leia também
Executiva atua há dez anos na casa e a sua missão agora é unificar as frentes e comunicação da empresa entre os colaboradores, clientes, editoras e autores
Esses foram apenas alguns dos assuntos debatidos durante os três dias do evento promovido pela Câmara Brasileira do Livro no Guarujá (SP)
Projeto oferece acervo das editoras Ática, Scipione, Saraiva, Formato, Atual e Caramelo para formar novos leitores e apoiar a educação