Publicidade
Prêmio IPL mostra colcha de retalhos dos projetos de incentivo à leitura do Brasil
PublishNews, Redação, 05/12/2019
Cerimônia premiou inciativas do Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul

Vencedores reunidos no fim da cerimônia de entrega do Prêmio | Divulgação
Vencedores reunidos no fim da cerimônia de entrega do Prêmio | Divulgação
Na noite desta quarta-feira (04) foram entregues os certificados e troféus do quarto Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca dar reconhecimento a projetos exitosos quando o assunto é incentivo e promoção da leitura. Pelo palco da Unibes Cultural desfilaram sotaques e iniciativas de diversas regiões do Brasil. Foram reconhecidos trabalhos vindos do Distrito Federal, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Na categoria Cadeia Produtiva, que busca iniciativas empreendidas por empresas do setor, os ganhadores foram Caixa de Cultura (Sesi SP), A cidade da Gente (Editora Olhares – SP) e Escritores Mirins (Editora Guismofews – SP), estes dois últimos projetos que coloca crianças para escreverem e publicarem suas histórias.

Na categoria Organizações Sociais, os vencedores foram O Contágio pela Leitura (Associação Comunitária Voluntários pela Leitura), do município de Água Nova (RN), de apenas três mil habitantes; Palavras que Libertam (Centro Cultural A História que eu Conto), com menores reeducando da Fundação Casa do Rio de Janeiro, e Rede Beija-Flor (Rede Beija-Flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André), de duas professoras aposentadas que resolveram desenvolver ações de incentivo à leitura na cidade de Santo André, na Grande São Paulo.

Em Mídia, os vencedores foram Kids Indoors (DF / RS), de Gisele Barcellos de Oliveira e Catherine Léon; Página Cinco (SP), blog do jornalista Rodrigo Casarin no UOL, e Revista Pessoa, de Mirna Queiroz.

Na categoria Bibliotecas, os troféus ficaram com Biblioteca Comunitária Casa Azul (Paraty – RJ), Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (Libris), da Universidade Federal de Goiás, e Protagonismo Literário Dentro e Fora da Escola, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, de Natal (RN). O prêmio entregou ainda certificado de Honra ao Mérito à Cooperifa, de Sérgio Vaz, e aos teledramaturgos e diretor da novela Bom Sucesso, transmitida pela TV Globo.

[05/12/2019 11:00:00]
Leia também
Vencedores da 11ª edição da premiação concedida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias foram conhecidos em cerimônia realizada em São Paulo
Três obras premiadas delineiam um panorama vibrante da literatura queer brasileira em 2025: múltipla, insurgente, inventiva, capaz de reinventar tradições, ampliar imaginários e recentrar vidas silenciadas
Obras finalistas foram publicadas por doze selos editoriais: Editora 34, Aboio, Alfaguara, Autêntica Contemporânea, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, Fósforo, Maralto, Patuá, Record, Reformatório e Todavia