
Consultora de moda e uma das principais referências no Brasil sobre o assunto, Costanza Pascolato está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana. Costanza lançou este mês o livro A elegância do agora (Tordesilhas), em depoimento à Isa Pessoa e onde conta suas memórias, faz reflexões e dá dicas de estilo.
Na conversa com André Argolo ela revela mais, como por exemplo que uma de suas principais bases é a própria biblioteca, construída a partir dos anos 1970, quando começou sua trajetória na Editora Abril. Entrelaçando história e moda e suas mais diversas relações, Costanza contou como aprendeu a entender e conhecer mais a fundo a mulher brasileira e explicou o que a moda significa para ela. “A fascinação que a moda me trouxe não é a gola e o babado, é uma questão de reflexo de época, de movimentos”, contou.
A moda também não foi o primeiro trabalho que apareceu na vida de Costanza. Depois do divórcio ela já fez lustres – que acabou não dando muito certo –, cuidou das vitrines de algumas lojas da Rua Augusta, trabalhou como produtora no Grupo Abril e só depois veio o convite para trabalhar com produção de moda.
Costanza falou ainda sobre a relação entre o impresso e o digital no mundo da moda; a questão da percepção do outro, que segundo ela, é algo que está desaparecendo. “Você tem que aprender a viver com qualquer um, em qualquer lugar”, explicou, dando ainda outros exemplos das outras observações que faz em seu livro; e sobre mindfulness, que ela pratica já há três anos.
A conversa passou ainda sobre temas como perdas, paixão, filosofia, a história da sua família, sua relação com Marina Colasanti e Hilda Hilst, e até sobre religiosidade e espiritualidade, onde Costanza fez questão de ler um texto, na sua visão, fundamental para entender a diferença entre um e outro.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews