Credores aprovam plano da Saraiva
PublishNews, Redação, 29/08/2019
Por 82% dos créditos plano foi aprovado nesta quinta-feira

Credores reunidos no Club Homs, na região da Avenida Paulista, em São Paulo, finalmente aprovaram o plano de recuperação judicial da Saraiva. Os representantes de 82% dos créditos aceitaram a proposta.

Pela proposta, Jorge Saraiva Neto deixa o comando da empresa, que passa a colocar em curso a terceira versão do seu plano de recuperação judicial apresentado na semana passada.

O plano aprovado prevê que os credores estratégicos fornecedores - aqueles que forneçam produtos de revenda - podem se tornar credores fornecedores incentivadores desde que concordem em dar crédito de no mínimo 35% do valor total devido, incluindo produtos já faturados e não pagos e aqueles que estão em consignação. Para estes, a Saraiva propõe o pagamento de 60% do valor devido parcelado em 15 anos, com escalonamento progressivo: nos dez primeiros anos, a empresa propõe pagar 2,66% do total devido a cada ano e esse percentual cresceria no decorrer dos anos, indo para 6,8% no 11º ano; 15,26 no 12º; 18,01% nos anos 13 e 14 e finalizando com 18,08% no 15º ano.

Os 40% restantes seriam pagos com 50% da geração de excedente do seu caixa, conforme laudo de viabilidade econômico-financeira apresentado pela consultoria Galeazzi.

Os fornecedores incentivadores também poderão optar por receber esses 40% em bônus conversíveis em ações da Saraiva, respeitando a proporção de 33% em ações ordinárias e 66% em preferenciais.

Para os credores que não toparem as condições impostas aos incentivadores, valem as regras anteriores: 5% do total da dívida parcelados em 14 anos e o restante pago com o excedente do caixa conforme demonstrado pela Galeazzi no já referido laudo.

Clique aqui para conferir a íntegra do plano de recuperação judicial.

[29/08/2019 14:30:00]