O Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Mansur Bassit, que acumula experiências tanto como diretor-executivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL) quanto como secretário de Economia da Cultura do extinto Ministério da Cultura. Ao lado de Robson Lisboa, ele apresentou o seu projeto Take Wall - Livro Conectado, a ser lançado na próxima Convenção Nacional de Livrarias (28 e 29/08). O que a solução promete é expandir as fronteiras do livro físico para além das prateleiras das livrarias e bibliotecas por meio de conteúdos extras acessíveis via QRCode que poderá estampar capas e materiais promocionais de livros.
A aposta é na tecnologia como forma de revolucionar o modo como as pessoas leem os livros físicos. “Por meio de conexões digitais, você passa a ter uma nova experiência com os livros impressos”, defendeu Mansur na entrevista. Capítulos de degustação, booktrailers, resenhas do livro, entrevistas com os autores são alguns desses conteúdos que podem estar camuflados por trás dos QRCodes.
A ideia, segundo Mansur, é que as narrativas encontrem seus leitores. “O que tem de relevante nesse livro para a minha vida? Como eu encontro esse livro? Como esse livro pode vir atrás de mim porque eu não tenho mais tempo de ir atrás de mais nada? Como essa narrativa sai do livro, esse corpo onde está enclausurada, e vai atrás desse leitor? A ideia que a gente traz é engajar o leitor com essa narrativa através da sua captura para o mobile”, explicou.
Ao apontar seus celulares para o QR Code estampado na capa do livro, por exemplo, o leitor é encaminhado para a “biblioteca” daquele título específico. Ali, além dos conteúdos extras, o leitor poderá comprar o livro por meio de e-commerces conveniados à plataforma. Robson e Mansur defendem que a plataforma – apresentada no formato de um app – poderá ser usada como uma poderosa ferramenta de marketing nas mãos dos editores que aderirem mediante o pagamento de uma taxa de instalação e de uma mensalidade.
As livrarias, defendem os idealizadores, não serão prejudicadas pelo serviço. É que o serviço é georreferenciado, ou seja, quando o usuário consultar um título, o app saberá onde isso aconteceu e a tecnologia garante que, caso ele deseje comprar, será encaminhado ao e-commerce daquela livraria específica. Só no caso de a livraria não ter um e-commerce ou de o leitor estar muito distante de onde “bipou” o livro é que ele será encaminhado aos concorrentes, asseguram.
O Podcast dessa semana trouxe ainda uma entrevista com Carolina Rocha, gerente editorial da Editora Gente e uma das ganhadoras do Prêmio Jovens Talentos. Ela explicou melhor a sua atuação na casa onde trabalha e falou dos planos para a Feira do Livro de Frankfurt caso seja eleita para o Prêmio Especial, que será anunciado no dia 30 de agosto, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Até lá e a cada semana, o Podcast receberá os outros quatro Jovens Talentos.
O programa dessa semana apresentou a Autibooks como o nosso novo patrocinador. Semanalmente, a plataforma de audiolivros apresentará seus dez títulos mais vendidos. Nessa semana, quem lidera o ranking é O poder o hábito (Objetiva). Na sequência, aparece A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca) e, em terceiro, O milagre da manhã para se tornar um milionário (BestSeller / Record). Confira no fim desta matéria o ranking completo.
Além da Autibooks, o Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, e do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes Google Podcasts e Overcast.
1. O Poder do hábito (Objetiva)
2. A sutil arte de ligar o foda-se (Intrínseca)
3. O milagre da manhã para se tornar um milionário (BestSeller / Record)
4. Mindset (Objetiva)
5. A riqueza da vida simples (Sextante)
6. Sapiens (L&PM)
7. Celular, doce lar (Sextante)
8. Ted Talks (Intrínseca)
9. Vicente Falconi (Primeira Pessoa / Sextante)
10. Me poupe! (Sextante)
Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.