Publicidade
Varejo de livros diminui ritmo de queda, aponta GfK
PublishNews, Redação, 27/05/2019
Em comparação com abril de 2018, estabelecimentos monitorados pela GfK deixaram de vender quase meio milhão de exemplares. Longe de ser bom, esse foi o melhor desempenho mensal desde janeiro.

Em queda livre desde o início do ano, o varejo de livros parece ter aberto o paraquedas em abril. Continua caindo, mas não no mesmo ritmo que caiu entre janeiro e março. Pelo menos é o que percebeu a GfK em relatório divulgado nessa semana em parceria com a Associação Nacional de Livrarias (ANL). No período que vai de 1º a 28 de abril, as vendas apresentaram queda de 8,5% em valor e de 11,5% em volume. Longe de serem insignificantes, esses índices são, apesar de tudo, inferiores aos apresentados nos meses anteriores, como se vê na tabela abaixo.

Em números absolutos, no mês passado, foram vendidos 3,6 milhões de exemplares o que redundou em faturamento de R$ 153,2 milhões. Isso representa 465 mil exemplares e R$ 14,3 milhões a menos quando comparado com igual período de 2018.

No acumulado do ano, a queda é de 17,9% em faturamento e de 21,3% em volume, o que significa dizer que os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa venderam 15,8 milhões de exemplares e obtiveram faturamento de R$ 774 milhões entre janeiro e abril.

No período analisado, o livro ficou, em média, 3,4% mais caro saltando de R$ 41,40 em abril de 2018 para R$ 42,80 para igual período de 2019. O percentual de desconto aplicado ao consumidor vem crescendo de janeiro para cá, mas ainda não alcançou aquele que era praticado no ano passado, como se vê no gráfico abaixo

O relatório mostra ainda que o canal Livrarias vem perdendo forças (-21%) mês a mês enquanto os “outros canais” (aqui estão supermercados e lojas de autoatendimento) vêm ganhando espaço (+19,2%). Esse fenômeno pode ser explicado pelo fechamento de lojas nos últimos meses (só a Saraiva perdeu pelo menos 20 lojas, a Cultura pelo menos outras duas da Cultura e todas as 12 da Fnac).

Clique aqui para baixar a íntegra do relatório.

[27/05/2019 10:10:00]
Matérias relacionadas
Dez artistas gráficos foram selecionados em concurso com 130 candidatos para participar de exposição que inaugura o protótipo de estátua do poeta de Itabira
EXCLUSIVO PN: Depois de anunciar nova logomarca, entidade divulga filme publicitário que destaca as livrarias como ponto de encontro e troca de conhecimentos
Novidade faz parte de rebranding da marca, em busca de nova estética contemporânea e atemporal, e foi assinada pela agência Binder
Leia também
Uma novidade desta edição é que a segunda edição da Revista PublishNews vai ser distribuída no evento, gratuitamente
Instituição publica catálogo completo e compila informações de mais de 460 livros e, desse total, cerca de 300 estão disponíveis em formato digital para acesso gratuito
Os postos de trabalho são para estagiário comercial e para design