Publicidade
Editores, ‘Leia para uma Criança’ 2019 e 2020 já está com inscrições abertas
PublishNews, Redação, 23/10/2018
Processo vai selecionar obras para as campanhas de 2019 e 2020. Editoras poderão submeter até três títulos por CNPJ. Instituto estima comprar até dois milhões de exemplares de cada título selecionado.

Na última edição da campanha Leia para uma criança, foram compradas 1,8 milhões de coleções | © Divulgação
Na última edição da campanha Leia para uma criança, foram compradas 1,8 milhões de coleções | © Divulgação
Na última campanha Leia para uma criança, o Itaú Social comprou 3,6 milhões de exemplares de livros que estão sendo distribuídos gratuitamente a crianças de todo o Brasil. A iniciativa, que chega no ano que vem a sua oitava edição, já distribuiu 51 milhões de exemplares desde a sua criação, em 2010. São números consideráveis e ter um título selecionado é o sonho de muitos editores de livros infantis.

Agora, já pensando no ano que vem, o Itaú Social abriu inscrições para o processo que selecionará os livros infantis que farão parte da campanha em 2019 e em 2020. As editoras podem submeter suas obras (até três títulos por CNPJ) até o dia 8 de novembro, às 18h. Serão selecionados de dois a quatro títulos distintos de prosa ou poesia, lançamentos ou reedições, de até 50 páginas e voltados para crianças de 0 a 6 anos. Está prevista a compra de até dois milhões de exemplares de cada título selecionado, além de até 10 mil exemplares em braile e em formatos acessíveis para leitores com deficiência.

“O Edital amplia a abrangência da seleção dos livros, nos permitindo ouvir as famílias e dando oportunidade para que mais editoras participem do processo”, avalia Dianne Melo, especialista em Programas Sociais do Itaú Social. Os livros selecionados para a campanha deste ano foram Quero colo (SM), de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e Pedro vira porco-espinho (Jujuba), de Janaina Tokitaka.

Excetuando as editoras SM e Jujuba, que tiveram obras aprovadas na campanha de 2018, toda e qualquer editora pode participar do certame, que não aceita livros sem texto verbal (só ilustrações) e nem livros sem ilustrações ou que tenham como finalidade a didatização de conteúdos escolares. Estão fora ainda livros com ilustrações estereotipadas, com tratamento moralizador ou doutrinário e ainda aqueles que tragam vocabulário que subestima a capacidade intelectual da criança.

Antes de efetuar as inscrições, as editoras precisam se cadastrar no site de Fornecedores do Itaú Unibanco. Na sequência, as editoras poderão inscrever as suas obras por meio do site Prosas, anexando contratos celebrados entre a editora e os autores; capa e contracapa da obra e termo de autorização para uso de direitos patrimoniais dos autores e profissionais que participam de cada obra. Além disso, os postulantes deverão enviar um exemplar de cada obra submetida pelos Correios.

A seleção será feita em cinco etapas classificatórias até chegar a uma lista de dez títulos que participarão de um leilão virtual, marcado para acontecer entre maio e junho do ano que vem. Nesse leilão, serão selecionadas as obras de menor preço.

[23/10/2018 09:52:00]
Matérias relacionadas
Cada turma recebeu uma coleção de dez títulos de literatura infantil; ação é realizada pelo Itaú Social
Iniciativa do Itaú Social focou na qualidade da educação, demografia e contexto social das populações para distribuir suas ações de fomento à leitura
Formação on-line e gratuita traz subsídios sobre como reivindicar, construir e implementar os planos de leitura nos estados e municípios
Leia também
Capacitação aborda técnicas vocais, produção em estúdio e análise crítica de gravações
Entre as funções do cargo estão liderar e motivar a equipe de vendas e implementar planos de ação e estratégias comerciais
Serviço do PublishNews+ apresenta livros em pré-venda cadastrados na plataforma da MVB / Metabooks e que só chegarão às livrarias daqui a 45 dias