Publicidade
Prêmio Oceanos divulga semifinalistas de 2018
PublishNews, Redação, 15/08/2018
A lista com os 60 semifinalistas contém 36 autores brasileiros, dentre eles, João Anzarello Carrascoza que concorre com duas obras

O Prêmio Oceanos e o Itaú Cultural divulgaram a lista dos semifinalistas da sua edição de 2018. Além das 60 obras que se classificaram para a fase intermediária, o prêmio também divulgou os nove jurados que definirão os 10 finalistas.

Depois de ter iniciado no último ano o seu processo de ampliação a fim de promover o intercâmbio editorial e difundir autores de diferentes nacionalidades para além das fronteiras de seus países de origem, o prêmio teve 1.364 livros inscritos de 346 editoras diferentes. Agora, na fase intermediária, 34 diferentes editoras publicaram os 60 semifinalistas que contém 18 editoras do Brasil com 33 autores; 11 de Portugal, com 16 autores; duas de Moçambique, com quatro autores, e uma editora de Cabo Verde com um autor. E pela primeira vez no prêmio haverá três semifinalistas nascidos em países em que o português não é língua oficial ou de expressão, mas que o adotam como idioma literário: a escritora romena Golgona Anghel, o espanhol Alfonso Pexegueiro, ambos publicados em Portugal, e a suíça Prisca Agustoni, publicada no Brasil.

João Anzarello Carrascoza concorre com duas obras | © Divulgação
João Anzarello Carrascoza concorre com duas obras | © Divulgação
Dentre os autores brasileiros que aparecem na lista estão nomes como Manoel Herzog (A jaca do cemitério é mais doce / Alfaguara), Milton Hatoum (A noite da espera / Companhia das Letras), Noemi Jaffe (Não está mais aqui quem falou / Companhia das Letras), Nuno Ramos (Adeus, cavalo / Iluminuras), Sérgio Sant'Anna (Anjo noturno / Companhia das Letras), Ricardo Aleixo (Antiboi / Crisálida), Patrícia Melo (Gog Magog / Rocco), João Almino (Entre facas, algodão / Record), Joca Reiners Terron (Noite dentro da Noite / Companhia das Letras) e João Anzarello Carrascoza, que concorre com duas obras (Catálogo de perdas / Sesi-SP e Menina escrevendo com pai / Alfaguara), assim como o moçambicano Luis Carlos Patraquim.

O regulamento prevê uma lista de 50 semifinalistas, a partir das notas atribuídas por 73 jurados, sendo que cada livro, nessa fase inicial, é lido por três diferentes jurados. Porém, empates técnicos nas últimas colocações, por diferenças de centésimos de pontos, determinaram a inclusão de 10 livros, totalizando 60 títulos: 31 romances, sete contos e 22 livros de poesia. Todos eles concorrem entre si, já que o Oceanos 2018 premia as quatro melhores obras de 2017 sem distinção de gênero literário.

A lista completa com os semifinalistas você confere clicando aqui. Os finalistas serão divulgados no fim de outubro.

Tags: Oceanos 2018
[15/08/2018 06:00:00]
Matérias relacionadas
Poeta brasileira é autora do livro 'Câmera Lenta' e levou para casa o prêmio de R$ 100 mil. Dois portugueses e um moçambicano também foram consagrados.
Prêmio Oceanos 2018 anuncia os vencedores em Lisboa nesta sexta (7), às 15h, com transmissão ao vivo
Cinco brasileiros figuram entre os finalistas: Milton Hatoum, João Silvério Trevisan, Ricardo Aleixo, Marília Garcia e Sérgio Santana. Vencedores serão conhecidos no dia 7 de dezembro.
Leia também
Vencedores da 11ª edição da premiação concedida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias foram conhecidos em cerimônia realizada em São Paulo
Três obras premiadas delineiam um panorama vibrante da literatura queer brasileira em 2025: múltipla, insurgente, inventiva, capaz de reinventar tradições, ampliar imaginários e recentrar vidas silenciadas
Obras finalistas foram publicadas por doze selos editoriais: Editora 34, Aboio, Alfaguara, Autêntica Contemporânea, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, Fósforo, Maralto, Patuá, Record, Reformatório e Todavia