Publicidade
Saraiva anuncia nova estratégia comercial e gera polêmica
PublishNews, Monique Sampaio, 25/04/2016
Livraria ameaça interromper comercialização de livros de editoras que permitirem que concorrentes deem descontos maiores do que os praticados pela rede

Com 111 lojas, a Saraiva é a maior rede de livrarias do país. Essa força é obviamente aplicada nas suas negociações com as editoras. Uma nova estratégia comercial, no entanto, tem deixado muitos editores de cabelo em pé. É o que revelou a coluna Painel das Letras do último sábado. Pela apuração da coluna, a varejista ameaçou pelo menos 18 editoras de suspender a comercialização de produtos que tenham sido alvo de promoções na concorrência, em especial, na Amazon. Ainda de acordo com a coluna, a “Saraiva garante que, caso o site americano ou outro concorrente, dê descontos maiores que os seus, vai devolver livros às editoras”. A nota fala ainda que editores ficaram tão surpresos com a estratégia, que preferem achar que se trata de um blefe da varejista. Procurada pela coluna, a Saraiva disse que não comenta estratégias comerciais. Já a Amazon disse que segue a lei brasileira e, por isso, não combina com fornecedores a forma como é estabelecido o preço ao consumidor final.

Tags: Saraiva
[25/04/2016 10:51:29]
Matérias relacionadas
Lance mínimo do leilão da URL da loja é de R$ 50
E mais: Jeferson Tenório comenta censura da obra de Ziraldo e o sucesso comercial do gênero 'romantasia'
Empresa havia reconhecido sua falência ao longo da semana, mas juiz destacou que ela não estava cumprindo o plano de recuperação judicial
Leia também
Ação inédita oferece aulas, entrevistas e bate-papos gratuitos, reunindo profissionais influentes do mercado editorial em eventos online
Finalista do Prêmio Jovens Talentos PublishNews em 2020, comunicólogo quer promover o acesso democrático à cultura, através de eventos, projetos e conteúdos
Com esta loja no Rio Grande do Sul, rede passa a contar com sete livrarias no Brasil