Museu da Língua Portuguesa é consumido pelo fogo
PublishNews, Leonardo Neto, 22/12/2015
Um brigadista morreu e governo paulista promete reconstrução do espaço

Um incêndio começado na tarde da última segunda-feira (21) destruiu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Mais de 60 viaturas e 100 homens do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local na tentativa de debelar as chamas que tomaram conta do prédio histórico da Estação da Luz, que abrigava o museu. Ronaldo Pereira da Cruz, brigadista do museu, morreu após tentar combater as chamas.

O governador Geraldo Alckmin esteve no local e, em entrevista coletiva, disse que fará, junto com a iniciativa privada, a reconstrução do prédio. O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em 2006, a um custo de R$ 37 milhões na época, graças a uma junção do Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho. As obras de adaptação do antigo prédio da Estação da Luz para abrigar o museu demoraram mais de cinco anos para serem concluídas.

O acervo fixo do museu era 100% digital e tem cópia de segurança. Atualmente, estava em cartaz uma exposição temporária sobre Câmara Cascudo, mas, segundo informou o museu, não havia na exposição nenhum item original, que tenha pertencido ao pesquisador da cultura popular brasileira.

Em nota oficial, a secretaria estadual da Cultura divulgou nota informando que o prédio era assegurado no valor de R$ 45 milhões.

Nos últimos anos, outros dois equipamentos culturais foram destruídos pelo fogo em São Paulo: o teatro Cultura Artística, mantido pela Sociedade Cultura Artística, em 2008, e o auditório do Memorial da América Latina, em 2013. Em nenhum dos casos, as obras de reconstrução foram adiante e estão paradas.

[22/12/2015 10:21:23]