Publicidade
​Revolta
PublishNews, Camila Cabete, 29/10/2015
Camila Cabete está revoltada e transpõe para a sua coluna esse sentimento: 'vamos ser realistas! Vamos olhar pra frente e encarar o fato de que estamos no mesmo barco e que o digital é um 'mal' que nã

Já vou avisando na primeira linha: estou revoltada! Revoltada com várias coisas, politicamente falando, feministicamente falando (existe essa palavra?!), enfim resolvi descontar toda a minha revolta escrevendo esta coluna =).

Como hoje o foco é revolta, vou falar várias coisas que vêm me revoltando no mercado editorial digital. O mercado editorial digital, em si, me irrita porque não somos um mercado diferente, nem um segmento marginal, nem um bando de nerds com doenças contagiosas que não podem se misturar ao restante dos funcionários da editora. Vamos nos misturar!! Não vejo mais sentido em criar eventos separados, não vejo mais sentido em criar listas de discussões que também não abranjam os temas: leitura, autores, financeiro, fornecedores, políticas públicas, marketing etc... Chega de segregação! Vamos à luta na democratização da leitura. Estamos todos juntos!

Vamos pensar formatos mais inteligentes de eventos, feiras, mídias digitais e aproveitar essa leva de autores jovens e antenados para sugar todas as ideias que pudermos.

Não tenho mais coragem de ir diante de uma plateia de colegas de profissão e ficar com o blá blá blá costumeiro sobre digital e no processo de convencimento de que o "digital é legal", "por favor, gostem de digital", "por favor, pensem no digital".

O trem passou, quem não pensou não pensa mais. Vamos ser realistas! Vamos olhar pra frente e encarar o fato de que estamos no mesmo barco e que o digital é um "mal" que não tem mais volta, assim como o streaming, o crowdfunding, o MP3, o Netflix e por aí vai. Não se discute mais isso! Não faz sentido!

Estou mais calma. Acho que amanhã eu melhoro e volto a colocar os óculos rosas.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

[29/10/2015 08:39:47]
Leia também
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Outras colunas
Em diálogo com literatura, filosofia e história, Kályton Resende convoca os livros para se tornarem instrumentos de resistência
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
'Eu, inútil' é um livro que olha de frente para o impacto psicológico da maternidade narcisista, mas sem reduzir sua personagem à dor
Todas as sextas-feiras você confere uma tira
O consumo de livros não acontece isolado, mas conectado a referências, símbolos e afetos que já estão no imaginário coletivo