Com perfis muito diferentes, três importantes feiras internacionais do livro serão abertas nesta semana. Hoje, Londres e Buenos Aires iniciam as atividades voltadas exclusivamente para os profissionais da indústria editorial, enquanto Bogotá abre as portas de sua feira na quarta, 18, diretamente ao público geral, tendo o Brasil como o convidado de honra.
No que diz respeito à compra de direitos de livros, é a London Book Fair (LBF) que concentrará as atenções. Feira enxuta, que na sua 41ª edição vai apenas de hoje até quarta-feira, ela se caracteriza por ser estritamente voltada a negócios e eventos profissionais, e começa mais aquecida do que no ano passado, com notícias de que diversos leilões já foram levados a cabo por editoras inglesas nas semanas que antecederam o evento. Cerca de 25 mil profissionais são esperados no evento londrino, que em 2011 teve 1,7 mil editoras entre os expositores. Este ano, a LBF homenageia a China e apresenta ao mundo 180 editoras e 21 autores do país, dentro de uma programação geral com mais de 400 atividades.
Já a 38ª Feria Internacional del Libro de Buenos Aires inicia hoje na capital argentina uma longa jornada. Até o fim desta semana, o evento concentra atividades profissionais, reunindo 1.500 editoras expositoras e outros participantes do mercado para fechar negócios e também atender conferências, como a Espacio Tendencias, que discutirá ao longo desta segunda-feira os rumos da edição com base nas experiências de profissionais da América Latina e Espanha, e o Tools of Change for Publishing (TOC), importante evento internacional que acontece pela primeira vez na América Latina na sexta-feira, 20, e tem o foco na publicação digital.
Mas a feira do livro portenha é não apenas uma das mais importantes da região para editoras, como também uma das mais populares entre aficionados por livros. A partir da quinta, 19, até 7 de maio, a expectativa do evento é receber um público de peso, formado por 1,2 milhão de pessoas – para comparação, a Bienal do Livro de São Paulo, maior evento brasileiro do setor, recebeu 740 mil visitantes em 2011. Serão mais de 5 mil atividades ao longo das próximas três semanas.
Na quarta-feira, é a vez de a Feria Internacional del Libro de Bogotá, na Colômbia, abrir suas portas. Com escala bem menor do que a de Buenos Aires, ela recebeu no ano passado 400 mil pessoas e 420 expositores, promovendo um total de 750 atividades. O Brasil será a grande estrela do evento, com um espaço reservado de 3 mil m2 e diferentes atividades de promoção do país.


