Debates, lançamentos, filmes, oficinas e muito mais na Casa SESC
PublishNews, Redação, 05/07/2011
Programação cultural inclui atividades para adultos e crianças

De 6 a 10 de julho, a Casa SESC (Rua do Comércio 298 – Paraty/RJ) vai abrigar o lançamento dos livros vencedores do Prêmio SESC de Literatura 2010, o lançamento da terceira edição da Revista Palavra, a abertura da exposição Tempo de Almanaque, sessões de vídeo, sala de leitura e programação infantil com oficinas de história em quadrinhos e contação de histórias. Os projetos Palco Giratório e Sonora Brasil, que percorrem o país com apresentações de artes cênicas e música, passarão pela casa. No Espaço de Literatura os visitantes poderão conhecer o acervo literário do SESC e do SENAC, produzido em todo o Brasil. Para a programação, clique no “Leia Mais”.

Destaques da programação

LITERATURA

Lançamento dos livros vencedores do Prêmio SESC de Literatura 2010

As obras vencedoras serão lançadas no dia 9 de julho, em uma noite de autógrafos na Casa SESC. Arthur Cecim, paraense, foi o vencedor na categoria romance com Habeas Asas, Sertão do Céu! e Luisa Geisler, gaúcha, venceu na categoria conto com a coletânea Contos de Mentira. Este ano, além dos autores vencedores da edição 2010, a casa SESC receberá como convidados outros escritores que se lançaram no mercado por meio do concurso. Eles conversarão com os visitantes e também participarão de rodas de leitura com escritores convidados do SESC: Cristóvão Tezza e Carlos Henrique Schroeder.

Lançamento da Revista Palavra

A terceira edição da revista será lançada no dia 8 de julho, na Casa SESC. A publicação do SESC surgiu como um novo canal de discussão da literatura brasileira contemporânea e nessa edição faz uma homenagem ao poeta Manoel de Barros, que concedeu uma entrevista exclusiva para a Palavra. Ainda em tom de homenagem essa edição traz um dossiê sobra a vida pessoal e profissional do poeta e um texto crítico de Adalberto Müller sobre sua obra. A revista traz, também, resenhas dos livros vencedores do Prêmio SESC de literatura 2010.

Espaço de Literatura

Será um espaço para os visitantes entrarem em contato com as publicações literárias do SESC e do SENAC. Estarão disponíveis publicações produzidas pelas unidades regionais do SESC, por meio de suas oficinas, os livros vencedores das edições passadas do Prêmio SESC de Literatura, além de publicações literárias do SESC em geral e o acervo de publicações do SENAC. Para aproveitar ainda mais o momento de leitura, o Espaço Literatura contará com um café, conferindo ao local um clima descontraído e aconchegante.

BiblioSESC

É a biblioteca volante do SESC. Há, hoje, 52 unidades do BiblioSESC espalhadas pelo país e uma delas estará estacionada na Flip, ao lado da Tenda dos Autores. A Biblioteca itinerante carrega três mil exemplares e ficará disponível para os visitantes da Flip, que conhecerão o projeto com a ajuda de um instrutor do SESC.

EXPOSIÇÃO

Exposição Tempo de Almanaque

A paixão da pesquisadora Yasmin Nadaf transformou-se em uma coleção, que o SESC expõe em primeira mão na Flip. A cuiabana, que é escritora e apaixonada por periódicos, apresentará sua coleção de almanaques de farmácia na Exposição Tempo de Almanaque. A abertura da mostra será no dia 7 de julho. O público poderá conhecer as revistinhas que durante décadas cumpriram a função de informar e entreter. Distribuídos principalmente por farmácias, os almanaques incentivavam a venda de artigos de perfumaria e remédios, faziam papel de cartilha, auxiliando adultos e crianças na alfabetização e no aprendizado da leitura, e divulgavam novos hábitos de higiene, colaborando com a prevenção de doenças e o saneamento urbano. Em formato cartazístico e dividida em seis partes a exposição buscará informar e entreter por meio de reproduções de anúncios, painéis com anedotas, carta enigmática e também fará uma alusão a função publicitária do almanaque e sua importância no final do século XIX.

INFANTIL

O SESC preparou uma programação especial paras as crianças durante a Flip. Voltadas para a literatura, as atividades contação de histórias e oficina de histórias em quadrinhos procuram incentivar a leitura, em suas diversas formas, colocando as crianças em contato com clássicos dos contos infantis e com o universo das histórias em quadrinhos.

Tapetes Contadores de histórias

O grupo Os Tapetes Contadores de Histórias produz e realiza sessões de histórias, utilizando tapetes, malas, aventais, caixas e livros de pano como cenários para histórias de importantes autores da literatura infantil.

Bicho do Mato – sessão de histórias

Na sessão são narrados “A galinha que criava um ratinho” de Ana Maria Machado, “O Casamento de onça com a filha da cutia”, “O cachorro, o burro, o porco, a galinha e o bode” e “A tartaruga e a fruta amarela” de Ricardo Azevedo.

Palavras Andantes – sessão de histórias

Os contadores narram: o espelho mágico (conto popular brasileiro, Luís da Câmara Cascudo), A agulha mágica (Claúdia Macchi, Argentina), O pavão do abre-e-fecha (Ana Maria Machado, Brasil) e Como o sol passou a brilhar no mundo (conto tradicional africano).

As sessões serão realizadas dia 7, quinta-feira, e dia 9, sábado, das 11h às 13h, na Casa SESC.

OFICINA

Oficina de histórias em quadrinhos

A oficina, ministrada por Augusto Figliaggi e Elaine Guarani, tem como objetivo trabalhar algumas das várias características das histórias em quadrinhos, a partir de diálogos e exercícios. A oficina será realizada de modo com que o participante saia não só com uma noção ampla sobre a linguagem das histórias em quadrinhos, mas de que produza alguns exercícios práticos, além de possibilitar que a criança conheça a história das Histórias em Quadrinhos e estude seus elementos. As oficinas serão realizadas nos dias 8 de julho, sexta-feira, e 10 de julho, domingo, das 11h às 13h, na Casa SESC.

MÚSICA

Sonora Brasil

O projeto Sonora Brasil passa pela Casa SESC com a Banda de Congo Panela de Barro . Formada pelas cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira, Maria da Conceição, por Mestre Valdemiro Sales e pelo percussionista Marcos Pereira, a banda de congo se apresentará duas vezes na Casa SESC, à noite, e uma vez na rua, à tarde. A apresentação explora o tema Sagrados Mistérios, através de cânticos de devoção a São Benedito e músicas tradicionais de congo, de caráter profano, que aludem a diversas situações do cotidiano. O congo é a tradição cultural mais presente no Espírito Santo e típico das regiões litorâneas, principalmente em comemorações religiosas.

O Sonora Brasil é um projeto do SESC que viaja pelo país com apresentações que priorizam o desenvolvimento históricos da música nacional e se forma como o maior projeto de circulação musical brasileiro, cumprindo a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à contrução de uma obra artísitica não comercial.

TEATRO

Circuito Palco Giratório

Duas montagens que integraram o projeto Palco Giratório serão apresentadas na Casa SESC. O espetáculo Homem de Barros é um monólogo interpretado pelo ator, produtor e professor de teatro, Paulo Giannini e dirigido por Miwa Yanagizawa. Inspirado na obra do poeta mato-grossense Manoel de Barros, fala sobre a vida, sem início ou fim, a partir da grandeza do ínfimo e da importância que os pequenos detalhes podem ter, por meio da figura do andarilho, personagem constante na obra do poeta.

O espetáculo Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha seu escudeiro Sancho Pança, do grupo Teatro que roda, de Goiânia, traz uma proposta diferente: um espetáculo andante, em cortejo pela cidade. A peça começa quando um executivo, cansado da rotina, resolve mergulhar em um mundo imaginário, em busca de novas emoções. Ele passa a acreditar ser Dom Quixote de La Mancha e sai pela cidade a procura de sua platônica amada Dulcineia, que no decorrer da história se apresenta como alucinação, vestida de noiva.

O Circuito Palco Giratório, criado pelo SESC em 1998, é o único circuito de artes cênicas de grande porte que percorre todas as regiões do país. O objetivo do projeto é ampliar qualitativamente as ações envolvidas e construir uma rede de bens culturais incluindo mostras de arte e cultura, espaços e equipamentos, acervos de memórias, núcleos literários, coletivos de criação e parcerias institucionais.

CURTA-VÍDEO

Três cabines individuais exibirão curta-metragens durante todos os dias. Os visitantes poderão escolher os filmes que desejam ver, que serão exibidos em uma tela de TV e ouvidos por um fone, para que o áudio não seja prejudicado por ruídos externos.

VALE DOS POETAS – Dir. Marcílio Brandão

O curta mostra o universo poético-musical do sertanejo de São José do Egito, no sertão do Pajeú.

LITANIA VELHA – Dir. Frederico Machado

História do último passeio de uma velha mendiga, passado na cidade de São Luiz.

POR ACASO GULLAR – Dir. Maria Rezende, Rodrigo Bittencourt

Conversa informal com o poeta Ferreira Gullar em sua casa.

INFERNOS – Frederico Machado

Obra fictícia sobre a personalidade e poesia de Nauro Machado

WENCESLAU E A ÁRVORE DO GRAMOFONE – Adalberto Muller

Baseado em poemas de Manoel de Barros, conta a história do menino Wenceslau, que descobre o mundo por meio dos escritos de sue avô.

VÍDEO

No mezanino da Casa, o SESC montou um espaço de vídeo, onde serão exibidos longas-metragens que têm de algum modo, a temática da literatura. Os filmes serão exibidos em uma grande tela e cada telespectador receberá um fone de ouvido para acompanhar o áudio individualmente. As sessões acontecerão três vezes ao dia.

VIDAS SECAS (BRA, P&B, 1963, 100')- Dir. Nelson Pereira dos Santos

DONA FLOR E OS SEUS DOIS MARIDOS (BRA, COR, 1978, 118')- Dir. Bruno Barreto

LIÇÃO DE AMOR (BRA, COR, 1975, 80') -Dir. Eduardo Escorel

INOCÊNCIA(BRA, COR, 1985, 118') - Dir. Walter Lima Jr.

NOME PRÓPRIO (BRA, COR, 2007, 120’)- Dir. Murilo Salles

PALAVRA ENCANTADA(BRA, 2008, COR, 84’) -Dir. Helena Solberg

CINEMA PAN PERMANENTE (BRA, 2008, Cor, 83’) - Dir. Carlos Nader

MUTUM (BRA, 2007, Cor, 90’)- Dir.Sandra Kogut

LAVOURA ARCAICA (BRA, Cor, 2001, 163’) - Dir. Luiz Fernando Carvalho

O ENGENHO DE ZÉ LINS (BRA, 2007, Cor, 90’) - Dir. Wladimir Carvalho

SÃO BERNARDO (BRA, 1971, Cor, 111’) - Dir. Leon Hirszman

LÍNGUA - VIDAS EM PORTUGUÊS (BRA/POR, 2004, COR, 91') - Dir. Victor Lopes

LANÇAMENTO DO PRÊMIO OFF FLIP 2011

A OFF FLIP possui organização independente e acontece paralelamente à Festa Literária Internacional de Paraty. A quinta edição do prêmio, que avalia contos e poesias, será lançada na Casa SESC, dia 8 de julho, às 19h.

Programação completa

6 de julho (quarta-feira)

16h Filme: Língua – Vidas em Português, de Victor Lopes.

18h Filme: Pan-Cinema Permanente, de Carlos Nader

20h Filme: Nome Próprio, de Murilo Salles

7 de julho (quinta-feira)

10h Filme: Mutum, de Sandra Kogut

11h Espetáculo de contação de histórias Bicho do Mato, com o grupo Tapetes Contadores de Histórias.

12h Filme: Inocência, de Walter Lima Jr.

15h Filme: O Engenho de Zé Lins, de Wladimir Carvalho

19h Lançamento da exposição Tempo de Almanaque

21h30 Circuito de música Sonora Brasil - Banda de Congo Panela de Barro

8 de julho (sexta-feira)

10h Filme: Dona Flor e seus dois maridos, de Bruno Barreto

11h Oficina de história em quadrinhos para crianças

12h Filme: Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos

14h Circuito de música Sonora Brasil - Banda de Congo Panela de Barro

16h Bate-papo com Carlos Henrique Schroeder, escritores vencedores do Prêmio SESC de Literatura e Ovídio Poli, editor do selo Off Flip

19h Sarau de lançamento do Prêmio Off Flip de Literatura 2011.

20h Lançamento da Revista Palavra, publicação de literatura do SESC, que em sua terceira edição homenageia o poeta Manoel de Barros.

21h Circuito de teatro Palco Giratório – Espetáculo Homem de Barros

9 de julho (sábado)

10h Filme: São Bernardo, de Leon Hirszman

11h Espetáculo de contação de histórias Palavras Andantes, com o grupo Tapetes Contadores.

12h Filme: O Engenho de Zé Lins, de Wladimir Carvalho

14h Circuito de teatro Palco Giratório – Espetáculo de rua Das saborosas aventuras de Dom Quixote de La Mancha e seu escudeiro Sancho Pança, do grupo Teatro que roda (GO).

15h Ficção entre escombros. Tenda dos Autores - Mesa de debates que tem apoio do SESC.

18h Lançamento dos livros vencedores do Prêmio SESC de Literatura edição 2010.

19h Sessão de autógrafos

21h Circuito de música Sonora Brasil - Banda de Congo Panela de Barro

10 de julho (domingo)

10h Filme: Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho

11h Oficina de história em quadrinhos para jovens

[05/07/2011 00:00:00]