A cidade mexicana de Guadalajara recebe entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro, a 25ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL), que terá a Alemanha como país convidado de honra. Para aproveitar da melhor forma possível a oportunidade, a Feira do Livro de Frankfurt, o Goethe-Institut Me´xico e a Embaixada da Alemanha no México trabalharam juntos, com o apoio financeiro do Ministério Federal de Economia e Tecnologia e do Ministério Federal de Relações Exteriores da Alemanha, e prepararam uma programação que vai mostrar a cultura alemã em várias manifestações. Ao todo, 24 autores, ilustradores e poetas jovens estarão na programação. Música, teatro, performances e exposições completam o pacote cultural da Alemanha na FIL Guadalajara 2011.
Marifé Boix-Garcia, vice-presidente da Feira de Frankfurt para a América Latina, disse que hoje a feira é muito profissional e já se tornou a mais importante do mundo do livro espanhol. “É uma honra ser o primeiro país de língua não românica a ser convidado de honra. Além disso, a feira comemora 25 anos e Frankfurt e Guadalajara sempre tiveram uma relação muito especial.”
Marifé também destaca que a programação está muito focada nos escritores jovens que, segundo ela, representam uma nova geração de bons autores que estão na Alemanha, inclusive naturais de outros países que escolheram a língua alemã para escrever suas obras.
Vargas Llosa e Herta Müller
Os vencedores dos dois últimos Prêmio Nobel de Literatura, Herta Müller (2009) e Mario Vargas Llosa (2010), estarão lado a lado na mesa de abertura do Salão Literário da Feira Internacional do Livro de Guadalajara. A dobradinha só foi possível graças a um esforço conjunto da Alemanha, através da Feira do Livro de Frankfurt, e da organização da FIL, com o apoio de suas editoras em língua hispânica.

