Durante todo o final de semana, a arte e a reflexão irão ultrapassar os muros do Palácio Universitário da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250 - Urca – Rio de Janeiro/RJ) e tomar conta também de outros espaços, como jardim e estacionamento. É que nos dias 4 e 5 de junho acontece o “ArteForum”, evento com apresentações, debates e manifestações artísticas promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. As exposições, conferências, intervenções, performances e oficinas que compõem a programação do fórum foram especialmente planejadas para mostrar que a arte não se limita a um meio só, promovendo uma visão multidisciplinar e ampla em seus cinco núcleos de atrações: literatura digital, performance, instalações, paisagens sonoras e transcinema. O “ArteForum” acontece das 10h às 20h e a entrada é gratuita.
Sob a curadoria de Cristiane Costa, professora e coordenadora do curso de jornalismo, o “Núcleo Literatura digital” terá: “Sarau de Avatares e Heterônimos”, com a participação dos autores João Paulo Cuenca, Márvio dos Anjos, Ramon Melo, Betina Kopp, Ismar Tirelli Neto e Cecília Giannetti; uma exposição de Street Poetry e diferentes oficinas, como de arte digital, literatura para blogs, mashups de livros, games e HQs. Todas as atrações têm o objetivo de ampliar o conceito de literatura misturando informações visuais e textuais e juntando novas linguagens, como a dos games e poesia visual, para romper com a linearidade da página impressa.
Destaques da programação:
Workshop de Criação Literária: a construção da narrativa dinâmica e como publicá-la na Internet, com Ana Paula Maia
Introdução à história do folhetim e à abordagem prática de uma construção narrativa, além de sua adaptação para a web. Utilizando a ferramenta blogspot, os alunos criarão uma história durante a aula e, por fim, irão publicá-la na internet em capítulos curtos em série.
Local: Sala 206 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Horário: 10h às 14h
Data: 4 e 5 de junho
Oficina Narrativa para HQ, com Octávio Aragão
A produção de uma série de cinco sequências de histórias em quadrinhos de três quadros, desenhados ao vivo pelo quadrinista durante a apresentação, servirá à demonstração do processo de compreensão e leitura de uma sequência de HQ. Com base em textos de Vioelette Morin, Scott McCloud, Will Eisner e Moacy Cirne, o artista demonstrará que o desenho, independentemente de sua qualidade técnica, pode ser adaptado à necessidade narrativa de qualquer comunicador.
Local: Sala 210 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Horário: 14h às 18h
Data: 4 e 5 de junho
MixLit: Oficina de Remix Literário, com Leonardo Villa-Forte
Reconstrução literária e novas práticas de criação são propostas a partir da contaminação entre leitura e internet, entre textos/livros e novas mídias. Com intervenções nos conteúdos e formas dos textos, leva-se em consideração uma visão de literatura como jogo, onde o leitor é um co-criador que desloca, rearranja e completa, deflagrando uma nova criação. A ação remete à remixagem de músicas por DJs e ao método Cut-Up de William Burroughs, entre outros casos apresentados. Como disparador da oficina, temos o trabalho realizado pelo site http://mixlit.wordpress.com e a produção e debate de textos semelhantes aos do MixLit, organizados pelos participantes sob orientação do ministrante.
Local: Sala 206 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Horário: 14 às 18h
Data: 4 e 5 de junho
Gamerama Workshow: coletivo de desenvolvimento de narrativas para jogos, com Guilherme Xavier e Arthur Protasio
O evento é uma introdução à prática de criação e de desenvolvimento de jogos para jovens, por meio da metodologia lúdica de produção de histórias com atividades dinâmicas e objetivas. Serão apresentadas as ferramentas básicas de criação (argumento, imagem e interação), com a realização de uma narrativa completa pelo grupo.
Local: Sala 210 da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Horário: 17h às 20h
Data: 4 e 5 de junho
Sarau de Avatares e Heterônimos, com direção de Jaqueline Rodrigues de Souza Raymundo. Com João Paulo Cuenca, Márvio dos Anjos, Ramon Mello, Betina Kopp, Ismar Tirelli Neto e Cecília Giannetti
Não será um encontro qualquer, em que os escritores recitam suas poesias e contos. No sarau high tech, que mistura literatura, teatro e software, autores/atores vão contracenar com seus avatares nas telas, dialogando com heterônimos, personagens e alter egos inventados para dar conta de suas fantasias.
Local:Sala Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha, na ECO)
Horário: 17h às 20h
Data: 4 de junho
Mil Casmurros, a leitura coletiva de Machado de Assis
Atividade baseada em projeto homônimo, realizado pela TV Globo em 2009, para a divulgação da minissérie Capitu. O projeto original foi premiado em Cannes.
Local: Hall do Instituto de Economia
Horário: 10h às 21h
Data: 4 e 5 de junho
Exposição Paisagens Urbanas Quase sem Paisagens – Street Poetry, de Alberto Pucheu
A exposição reúne fotografias de frases encontradas escritas em paredes e muros das ruas de cidades como Rio de Janeiro, São Luís e Lisboa, expandindo o campo do poético e do teórico às artes visuais, formando uma espécie de cidade-livro.
Local: Galeria Vitrine (Escola de Comunicação)
Horário: 10h às 21h
Data: 4 e 5 de junho
Para a programação completa, clique aqui.

