Publicidade
BEA ganha ares globais
PublishNews, André de Lima, 25/03/2011
Global Market Forum e Publishers Launch são dois dos eventos que devem atrair visitantes internacionais

A BookExpo America (BEA) é o maior evento do mercado editorial dos EUA. Uma espécie de Bienal gringa, a feira é restrita apenas a profissionais da indústria editorial e, neste ano, acontece entre 24 e 26 de maio, em Nova Iorque. Normalmente trata-se de um evento muito voltado para o mercado norte-americano, com pouca importância internacional. Apesar de oferecer um International Rights Center, feiras como Frankfurt, Londres ou mesmo Bolonha têm maior importância e visibilidade internacional.

Neste ano de 2011, no entanto, dois eventos que fazerm parte da programação da BEA parecem dar um ar mais global à feira. O primeiro deles é o Global Market Forum, que acontece no dia 23 de maio. Não se trata de uma novidade, e versões anteriores do fórum enfocaram os mercados editoriais árabes e em espanhol. Agora é a vez da Itália, e a programação é apoiada pela Associação Italiana de Editores. Entre os assuntos que serão abordados pelo evento estão a compra e venda de direitos autorais entre Itália e EUA, o mercado editorial infantil e de ficção do país europeu, e o status do mercado italiano de livros digitais.

Outro evento que promete uma visão mais global do mercado editorial é o . Trata-se, na verdade, do primeiro evento organizado pela Publishers Launch, uma iniciativa lançada esta semana por Mike Shatzkin e Michael Cader. Shatzkin é um importante consultor editorial e colunista do Publishnews, enquanto Cader é o criado do Publishers Lunch, uma espécie de PublishNews gringo. Os dois se uniram para organizar eventos sobre o livro digital ao redor do mundo e a estréia será em Nova Iorque. Com o tema “e-Books Go Global”, a programação do evento será focada nas oportunidades globais que a revolução digital oferece tanto a editores em língua inglesa – em um primeiro momento – como a editores em outros idiomas. Temas como direitos autorais, vendas globais e atuação dos grandes players digitais fazem parte da pauta. O evento acontece no dia 26 de maio, no próprio Javis Center onde será realizada a BEA.

Como este gostinho mais internacional, a BEA se torna de fato mais atraente para editores de todo o mundo.

[25/03/2011 00:00:00]
Leia também
É necessário ter experiência em editoração ou áreas relacionadas
Levantamento conduzido pela Nielsen BookScan ainda registra crescimento mesmo sem considerar as vendas dos livros de colorir, que encabeçaram listas de mais vendidos
O Radar desta semana traz editais visando a aquisição de livros didáticos e literários