Publicidade
Prêmio Abril de Personagens divulga finalistas
PublishNews, Redação, 17/03/2011
Internautas podem ajudar a escolher o melhor; resultado será divulgado no dia 24 de maio

Já saíram os finalistas do Prêmio Abril de Personagens. Entre os mais de 600 inscritos, os personagens escolhidos para a final foram Capitão Gafanhoto, Garoto Vivo, Os Alienados e Uma Família Bem Pirata.

Devido à alta qualidade técnica e ao grande volume de inscrições, a comissão julgadora decidiu pelo acréscimo de um quarto finalista e também conferiu uma menção honrosa a outros seis trabalhos.

Na próxima fase, cada finalista entregará quatro histórias em quadrinhos com os respectivos personagens, que serão publicadas no site do prêmio para avaliação do público. Após a avaliação popular, o vencedor será escolhido por uma Comissão Julgadora a partir de critérios como o resultado da votação, a qualidade do material recebido durante o processo de avaliação popular e a pontualidade na entrega do material. O anúncio do vencedor será no dia 24 de maio.

Finalistas - Capitão Gafanhoto conta a história de Pedrinho, um garotinho de oito anos que vive se imaginando na pele do super-herói. Quando sua imaginação começa a funcionar, o menino é capaz de transformar todos que estão à sua volta em monstros ou vilões. Inspirado em Calvin & Haroldo e nos personagens da Disney, o personagem foi concebido pelo artistas Eduardo Tavares, Diogo Ferreira e William Côgo, do estúdio Labareda Design (RJ).

Garoto Vivo traz a história de Caio, um menino bagunceiro que é mandado para o Acampamento do Além para aprender a conviver melhor com as outras crianças. Quando chega lá, descobre que o lugar é uma colônia de férias para zumbis e que é o único garoto vivo do lugar. Criado pelos artistas Fabricio Pretti e Denis Alonso, do estúdio Triboulet (SP), o personagem tem influência de animações como Bob Esponja, Padrinhos Mágicos, Liga da Justiça e Mansão Foster.

Os Alienados apresentam quatro divertidos alienígenas que chegam à Terra com a missão de estudar o comportamento humano. Eles usam sua tecnologia avançada para fingir que são uma família comum, mas acabam se envolvendo em situações inusitadas e engraçadas. A história foi concebida pelo ilustrador Lucas Lima, de Araraquara, um fã de Pica-Pau, Tom e Jerry e de quadrinhos em geral.

Já uma Família Bem Pirata conta a história de Barba Fina, um pirata que apronta várias confusões enquanto tenta controlar seus filhos e ainda ganhar um dinheirinho a bordo de um navio que é, ao mesmo tempo, casa e microempresa da trupe. Criada por Amorim - ex-colaborador do Pasquim -, a HQ mistura cenário de aventura com o dia a dia de uma família meio enrolada, algo como o cruzamento de Os Simpsons com Bob Esponja. Confira as galerias de imagens dos finalistas e das menções honrosas.

[17/03/2011 00:00:00]
Leia também
Vencedores da 11ª edição da premiação concedida pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias foram conhecidos em cerimônia realizada em São Paulo
Três obras premiadas delineiam um panorama vibrante da literatura queer brasileira em 2025: múltipla, insurgente, inventiva, capaz de reinventar tradições, ampliar imaginários e recentrar vidas silenciadas
Obras finalistas foram publicadas por doze selos editoriais: Editora 34, Aboio, Alfaguara, Autêntica Contemporânea, Bazar do Tempo, Companhia das Letras, Fósforo, Maralto, Patuá, Record, Reformatório e Todavia