“Quarta às Quatro” está de volta
PublishNews, Redação, 04/08/2010
Confira a agenda para o segundo semetre

Depois de breve recesso em julho, o programa “Quarta às Quatro na Biblioteca Nacional” retoma sua programação no dia 4 de agosto, com participação da novelista Gloria Perez, falando sobre o tema “Para além da telenovela”. Em sua quinta temporada, o programa deste ano tem como tema central “Livros vivos: histórias originais”. Concebido por Vitor Iorio, jornalista e professor da UFRJ, o projeto é um ciclo de narrativas que acontecem toda quarta-feira, às 16 horas, no auditório Machado de Assis (Rua México, s/nº - Centro - Rio de Janeiro/RJ), da Fundação Biblioteca Nacional.

Ainda em agosto, o “Quarta às Quatro” contará com as participações da escritora Thalita Rebouças, no dia 11; do músico Roberto Menescal, no dia 18; e do escritor José Louzeiro, no dia 25.

Para o segundo semestre, estão programados os poetas Affonso Romano de Sant’Anna, José Almino e Elisa Lucinda; o ator Roberto Bomtempo; o artista plástico Waltércio Caldas; os músicos Luís Filipe de Lima e Moacyr Luz; os professores Emmanuel Carneiro Leão, Márcio Tavares do Amaral, Carlos Vainer, Regina Andrade e Augusto Sampaio; os jornalistas Marceu Vieira, Chico Otávio e Cora Rónai.

No ano do bicentenário da Biblioteca Nacional, o programa vem reunindo a cada semana, desde março, um narrador ligado à imprensa, ao ensino, à cultura e às artes para contar uma história original. Cada convidado compartilha com a plateia um relato inédito sobre alguma experiência singular vivida por ele no campo profissional ou pessoal.

Nesta temporada que vai até 8 de dezembro, a ideia é compor um mosaico de relatos que registrem vestígios do cotidiano brasileiro através da narrativa de uma experiência original. Ao longo dos 33 depoimentos, será possível construir um painel de histórias as mais diversas, cuja riqueza fica muitas vezes fora do acesso do público.

O programa, que abriu sua programação anual com o cineasta Sílvio Tendler, contou ainda, no primeiro semestre, com a presença dos jornalistas Marcos de Castro, João Máximo, Adolfo Martins, Luiz Fernando Vianna, Hugo Sukman e Flávio de Oliveira; dos empresários Moysés Ajemblat e Sérgio Costa e Silva; dos escritores Fred Góes, Heloísa Seixas e Waldemar Falcão; da museóloga Magaly Cabral; e da artista plástica Beatriz Milhazes.

O evento tem entrada franca e é transmitido on line pelo Instituto Embratel através do site www.institutoembratel.com.br.

[04/08/2010 00:00:00]