Haicai é tema de oficina na Biblioteca Demonstrativa de Brasília
PublishNews, Redação, 17/05/2024
Atividade é voltada para alunos com idades entre 10 e 11 anos

David Rodrigues conduz oficina na Biblioteca Demonstrativa de Brasília | © Cecília Acioli
David Rodrigues conduz oficina na Biblioteca Demonstrativa de Brasília | © Cecília Acioli
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (Av. W3 Sul EQ 506/507 — Brasília /DF) receberá alunos da comunidade escolar para uma oficina de Haicai nesta sexta-feira, dia 17 de maio, às 14h. A atividade é voltada para alunos com idades entre 10 e 11 anos e oferecerá uma experiência educativa e cultural, introduzindo-os ao Haicai, forma poética tradicional japonesa conhecida por sua estrutura concisa e contemplativa. Durante a oficina, os participantes terão uma apresentação inicial de 15 minutos sobre o Haicai, explorando sua história e estrutura poética singular. Em seguida, haverá uma sessão de elaboração de Haicai com duração de 30 minutos, onde os alunos serão incentivados a criar seus próprios poemas, a partir da própria observação do mundo ao seu redor.

Após essa etapa, haverá um período de tempo destinado à leitura e comentário dos haicais, proporcionando aos participantes a oportunidade de compartilhar suas criações e ouvir os poemas dos colegas, promovendo a expressão e o diálogo. Por fim, haverá uma breve reflexão final de 10 minutos sobre a experiência. “Os participantes da oficina terão uma breve apresentação e a oportunidade de apurar os olhares e aprender sobre o haicai, poema curto, composto por um terceto e redondilhas, que busca na objetividade, simplicidade e serenidade da palavra, o equilíbrio necessário para retratar a emoção do autor e provocar leitores”, destaca o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho.

O workshop será conduzido por David Rodrigues, de Portugal, curador da Biblioteca Demonstrativa de Brasília e especialista em literatura e educação, que trabalha com Haicai para promover o gosto pela apreciação da poesia e o desenvolvimento da habilidade criativa entre estudantes. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (61) 99513-2426 ou pelo e-mail bdb@institutoincluir.com.br.

[17/05/2024 11:00:00]