Stênio Gardel é o próximo convidado do Tilha de Letras
PublishNews, Redação, 16/04/2024
Autor é o primeiro brasileiro a vencer o National Book Award; programa vai ao ar nesta terça (16), às 22h30, na TV Brasil

Stênio Gardel | © Divulgação TV Brasil
Stênio Gardel | © Divulgação TV Brasil
O programa Trilha de Letras que a TV Brasil exibe nesta terça-feira (16), às 22h30, traz um bate-papo com o escritor Stênio Gardel. Natural da cidade de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, Stênio é o primeiro brasileiro a ser agraciado com o National Book Awards, considerado um dos mais importantes prêmios de literatura nos EUA.

Durante a conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, o convidado, que é funcionário público concursado do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, conta como suas experiências de vida pessoal e de trabalho contribuíram para criar seu primeiro romance A palavra que resta (Companhia das Letras), vencedor da premiação norte-americana na categoria tradução, no final do ano passado. O livro concorreu com outras nove obras originalmente escritas em árabe, holandês, francês, alemão, coreano e espanhol.

Stênio e Eliana Alves Cruz | © Divulgação TV Brasil
Stênio e Eliana Alves Cruz | © Divulgação TV Brasil
A trama acompanha Raimundo, um septuagenário trabalhador do campo do interior cearense, que decide aprender a ler por um motivo muito particular: finalmente conhecer o teor da carta que Cícero, seu amor de juventude, lhe escreveu 50 anos antes, e que, por vergonha, nunca pediu a ninguém que lesse. O romance foi desenvolvido em cursos livres oferecidos pela também escritora cearense Socorro Acioli, que se tornou amiga pessoal e, posteriormente, professora de Stênio.

Especialista em escrita literária, Stênio Gardel tem participado desde 2017 de diversas coletâneas de contos. É autor de A marca (coletânea Farol, Moinhos), Santíssima Trindade (coletânea Mirabilia, Labrador), A memória do nome (coletânea Quase Nome, Labrador), O trabalho de Madame Mercedes (coletânea Limiar-delírios cruzados, Chiado), além de O grito e A espingarda e a bandeirinha, que integram a coletânea O castiçal, a escrivaninha, a cadeira e o rascunho, contemplada por edital do Ministério da Cultura em 2018.

Serviço
Trilha de Letras – terça, dia 16/04, às 22h30, na TV Brasil
Trilha de Letras – terça, dia 16/04, para quarta, dia 17/04, às 3h30, na TV Brasil
Trilha de Letras – sábado, dia 20/04, às 18h30, na TV Brasil

[16/04/2024 08:00:00]