Seja numa estratégia digital, seja no famoso “boca a boca”, só é possível saber que um livro é bom – e aqui não estou falando de “alta ou baixa literatura”, porque acredito que há espaço para a diversidade no mercado editorial – se as pessoas souberem que ele existe.
E então, como fazer essa divulgação para tornar um livro conhecido? Retomo minha coluna no PublishNews em 2024 com uma série de textos sobre O Jogo da Divulgação. Todo jogo precisa ter um start, um início. Neste caso, ele começa pelo posicionamento.
Na era digital em que vivemos, esse posicionamento precisa ser online. E mesmo que haja ações offline, elas precisam ser divulgadas na internet, para impactar um maior número de pessoas.
O uso das redes sociais, portanto, é uma das primeiras ações de posicionamento. Hoje em dia, o Instagram é o novo portfófio, o novo curriculum vitae dos escritores. Além disso, o TikTok tem crescido consideravelmente como a maior influência na indicação de livros para os leitores. Falo por experiência própria. Rodrigo de Lorenzi, conhecido como o moço dos vinhos, um dos maiores Booktokers de literatura, fez um vídeo sobre A filha primitiva, meu romance vencedor do Prêmio Kindle de Literatura, e o livro entrou no ranking da Amazon e permaneceu por semanas (tendo mais de 169 mil visualizações e mais de 3 mil compartilhamentos).
Uma dúvida comum é: como se posicionar mesmo antes de o livro estar publicado? Grande parte dos escritores ainda não publicados se sentem limitados por não ter um livro para publicar, mas o que precisam saber é que o jogo da divulgação começa antes mesmo da publicação, porque antecipação é uma das estratégias mais poderosas de marketing.
Uma estratégia que tem crescido entre os escritores para divulgação de textos, e não necessariamente do livro publicado, é a newsletter. Muitos escritores tem sua newsletter, espaço em que são compartilhado textos, processo criativo, indicações de leitura e lançamentos. Aline Valek, Fabiane Guimarães e Raphael Montes estão entre os escritores que usam essa estratégia.
No jogo da divulgação não vale o 8 nem 80. O 8 é aquele escritor completamente fora das redes sociais e que demoniza o marketing. Já o escritor 80 é aquele que, a cada 10 palavras que usa, 11 é “compre meu livro”. Antes de vender é preciso gerar desejo e relacionamento com sua audiência.
Quer aprofundar este conhecimento? Acompanhe os próximos textos da coluna e a continuação dessa série. E ainda, aproveite a oportunidade de aprendizado e se inscreva no evento O jogo da divulgação.
Serviço:
O jogo da divulgação
Tema: estratégias para sair do anonimato, alcançar leitores e vender seu livro
Evento: inédito, on-line e gratuito
Data: 11 e 12 de março
Horário: às 20h
Local: no YouTube
Inscrição: https://vanessapassosvoz.com/o...
Vanessa Passos é escritora, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É idealizadora do Programa 321escreva, do Método Mais Vendidos e do Encontro Nacional de Escritoras. Lidera uma comunidade de escritoras que tem voz em mais de 9 países, orientando centenas de escritoras a escrever, publicar e divulgar seus livros. Autora do volume de contos A mulher mais amada do mundo (2020). Seu romance de estreia A filha primitiva foi vencedor do Prêmio Kindle de Literatura (2021), do Prêmio Jacarandá (2022), do Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura (2023) e vai ser adaptado para o cinema pela Modo Operante Produções, agora publicado pela José Olympio. É colunista do Jornal O POVO e do PublishNews. Nas redes sociais, a escritora pode ser encontrada no perfil: @vanessapassos.voz.