O que estou lendo: Luiz Antonio Simas
PublishNews, Guilherme Sobota, 22/06/2023
Escritor e historiador carioca indica o novo livro de poemas do conterrâneo Nei Lopes, 'Oitentáculos' (Record)

Que Luiz Antonio Simas sabe umas coisas sobre o corpo encantado das ruas, ninguém tem dúvidas, e agora ele volta ao assunto com o novo livro Crônicas exusíacas & estilhaços pelintras (Civilização Brasileira), reunião de crônicas sobre personagens da cidade. O livro será lançado no dia de São João, próximo sábado (24 de junho), a partir das 14h na Al-Farabi (Rua do Mercado, 34 - Centro, Rio de Janeiro / RJ), com roda de samba comandada por Lucio Sanfilippo.

O PublishNews perguntou a Simas o que ele está lendo no momento, e esta foi a resposta:

"Acabei de ler Oitentáculos, livro de poemas do mestre Nei Lopes. Intelectual renomado, pan-africanista, escritor, compositor, intérprete, Nei Lopes evoca a ancestralidade e as sociabilidades suburbanas em um inventário poético de contundência e beleza".

Oitentáculos
Autor: Nei Lopes
Editora: Record
190 págs. | R$ 49,90

Sinopse da editora: Em Oitentáculos, Nei Lopes reconstrói o passado – o próprio e o do Brasil – e se lança na direção do além. Os poemas superam as pequenezas que fazem da vida terrena um martírio doloroso e sufocado; e reverenciam, com humildade suburbana, os mistérios que alicerçam a esperança e a alegria. Juntos, os textos apresentam os principais temas da lira de Nei Lopes: a ancestralidade afro-indígena, caribenha e afro-americana, o canto da diáspora negra e a cosmologia dos orixás; a esperteza da lábia, os jogos de palavras e o ritmo sempre bem cadenciado; as lembranças de infância, sua formação acadêmica e de rua, as brincadeiras e os aprendizados da mocidade no bairro de Irajá, no Rio de Janeiro; e, além de tudo, o compromisso reafirmado em seus versos com “a Poesia, a Democracia e o Direito”.

[22/06/2023 10:30:00]