De acordo com a editora Rosana de Mont’Alverne, a ideia é experimentar possibilidades dentro do universo do livro, brincando com materiais, como o tecido, com formatos amigáveis para as mãozinhas dos bebês e apostando no livro-objeto. “Nós queríamos ampliar o catálogo da Aletria introduzindo livros que acolhessem as necessidades dos bebês, daí criamos a Cafuné. É um jeito lúdico e encantador de ofertar a boa literatura junto com as possibilidades de aquisição de outras habilidades, que devem ser cultivadas desde cedo”, explica Rosana.
O selo inaugura com a publicação de O cocô do urso Clodoaldo, de Thais Morello e ilustrações de Clara Gavilan e que propõe uma abordagem lúdica de um tema que marca as fases de crescimento da criança. No livro, após reclamar de não conseguir controlar o seu cocô, o urso Clodoaldo começa a perguntar para outros animais o que fazer, e cada um compartilha hábitos e dicas. Algumas são absorvidas pelo personagem ao longo do livro.De acordo com a autora e psicóloga Thais Morello, a ideia do livro surgiu de maneira espontânea, baseada em conversas de consultório e em suas próprias observações. Até conquistar a autonomia de ir ao banheiro, a criança precisa passar pelo desfralde. Esse momento requer adaptação. O cocô do urso Clodoaldo, para Thais, oferece justamente uma via de diálogo para que essa transição seja feita da maneira mais tranquila possível. “Essa é uma passagem delicada para a vida das crianças e dos pais. É importante saber como lidar com a situação, e a criança um pouco maior pode fazer cocô na calça diante de uma situação de medo”, explica.
Os próximos livros do selo Cafuné serão direcionados, especialmente, a crianças de zero a três anos.