Publicidade
A história de muitos
PublishNews, Redação, 17/03/2022
Romance autobiográfico de Djaimilia Pereira de Almeida é uma obra sensível sobre identidade, colonialismo, amor e cabelo afro

Desde quando foi originalmente publicado em Portugal, em 2015, Esse cabelo (Todavia, 104 pp, R$ 57,90) vem traçando um dos caminhos mais originais e afiados da literatura na língua portuguesa. Isso porque a obra de estreia de Djaimilia Pereira de Almeida dialoga com o romance pós-colonial, o ensaio de identidade, a autoficção e (não menos importante) a tragicomédia. “A verdade é que a história do meu cabelo crespo intersecta a história de pelo menos dois países e, panoramicamente, a história indireta da relação entre vários continentes: uma geopolítica”, diz Mila, a narradora de inspiração autobiográfica de Djaimilia. Nascida em Luanda, Mila é filha de mãe negra angolana e pai branco português. Chega a Lisboa com três anos de idade e sente-se uma forasteira desde o início. É pela lente do seu cabelo indomavelmente cacheado que a história de Mila entrelaça memórias de infância e adolescência, história familiar e alentadas reflexões sobre o tenso equilíbrio — interno e externo — de uma identidade europeia e africana. Esse cabelo traz a contribuição única da língua portuguesa a um diálogo global cada vez mais fervente sobre racismo, feminismo, colonialismo e independência.

Tags: romance, Todavia
[17/03/2022 07:00:00]
Matérias relacionadas
'O último segredo de Anne Frank' conta a história de Bep Voskuijl, protetora e confidente de Anne Frank, e um dos maiores segredos da Segunda Guerra Mundial
Obra de Míriam Leitão antecipou a polarização política da atualidade em um enredo que aborda períodos nefastos da história brasileira
Primeiro romance de Samanta Schweblin, 'Distância de resgate' é suspense psicológico na forma de narrativa longa que também explora de modo literário o lado sombrio da maternidade
Leia também
Nova publicação da Editora Nacional traz provocações do filósofo Luiz Felipe Pondé em relação a dilemas atuais como religião, progresso da espécie humana e crise de confiança
'A dívida impagável' implode o edifício da filosofia ocidental e oferece não apenas um instrumental teórico, mas também uma metodologia expositiva para examinar a modernidade e o capitalismo
Hadjadj convida o leitor a refletir sobre a divindade não como um tema central imposto, mas algo que transcende a linguagem