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Varejo de livros começa 2022 com bons números, aponta Nielsen
PublishNews+, Talita Facchini, 23/02/2022
De acordo com o Painel do Varejo de Livros, o ano começou com números positivos para o setor editorial, com aumento de 22,4% em volume e 20% em faturamento

Martins Fontes Dr. Vila Nova | © Leonardo Neto
Martins Fontes Dr. Vila Nova | © Leonardo Neto
O varejo de livros no Brasil fechou 2021 batendo recorde de faturamento e deixando um ar otimista para o setor. Refletindo esse tal otimismo e impulsionado pelo volta às aulas, o primeiro período de 2022 traz, novamente, números positivos para o setor editorial.

De acordo com o resultado do Painel Nielsen – estudo mensal encomendado pela Nielsen e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) –, durante o período de 04 a 31 de janeiro, foram vendidos 5,53 milhões de livros, um aumento de 22,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando as vendas foram de 4,5 milhões de exemplares. No faturamento, o aumento foi de 20,03%, passando de R$ 215,5 milhões em 2021 para R$ 258,7 milhões em 2022.

O número de novos ISBNs também apresentou uma variação positiva de 2,33%. Foram 152.274 novos cadastros nesse início de ano contra 148.806 em 2021. Já o preço médio sofreu uma queda de 1,96%, passando de R$ 47,71 no ano anterior para R$ 46,96.

Ismael Borges, gestor do Bookscan/Nielsen no Brasil, considera os números animadores, mas ressalta: “É importante observar os próximos meses, pois parte desse crescimento elástico, bem no início do ano de 2022, está associado ao deslocamento da campanha de volta às aulas, que em 2021, foi atrasada em função do cenário da pandemia”, afirma. Com as campanhas do volta às aulas o gênero de Didáticos (Infantil, Juvenil e Educacional) também melhorou seu desempenho em 3,56 pontos percentuais e alcançou 35,1% do faturamento do setor nesse primeiro período do ano.

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[23/02/2022 10:10:00]
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