Publicidade
Novo de Laurentino alcança o segundo lugar do Ranking Geral
PublishNews, Leonardo Neto, 02/07/2021
A estreia do segundo volume da trilogia ‘Escravidão’ apareceu na lista há três semanas e, desde então, vem num crescente. Nessa, foram vendidas 2.538 cópias.

Novo livro de Laurentino Gomes alcança o segundo lugar do Ranking Geral | © Bienal Rio
Novo livro de Laurentino Gomes alcança o segundo lugar do Ranking Geral | © Bienal Rio

O segundo volume da trilogia Escravidão (Globo Livros), de Laurentino Gomes, chegou à Lista dos Mais Vendidos do PublishNews em 18 de junho. A estreia foi relativamente tímida, com “apenas” 751 exemplares e veio num crescente. Na semana passada, o título ocupava o primeiro lugar da categoria Não Ficção, com 1.991. E, nessa semana, alcançou o segundo lugar do Ranking Geral, com 2.538 exemplares vendidos. Ao todo, até agora, foram 5.280 cópias vendidas em três semanas. Nada mal, mas com potencial de ir muito além, a julgar pelo desempenho do primeiro volume. De acordo com o consolidado do Painel Analítico do PublishNews+, o primeiro tomo vendeu 111 mil exemplares desde o lançamento em 2019. Bom que se diga que o livro segue vendendo. Nessa semana, o primeiro volume ficou na sexta posição da categoria, com 726 cópias vendidas. Na trilogia, Laurentino vai a fundo na história da escravidão no Brasil. O segundo volume foca no Século 18, da corrida do ouro em Minas até a chegada da corte de dom João ao Brasil, período que representa o auge do tráfico negreiro no Atlântico.

Mais esperto que o diabo (Citadel), de Napoleon Hill, com 2.715 cópias vendidas, e Do mil ao milhão (HarperCollins), de Thiago Nigro, com 2.134, acompanham o segundo volume de Escravidão no pódio semanal.

Em relação à semana passada, os números gerais da lista apresentaram variação negativa de 6%. Ficção (-37%) e Negócios (-19%) foram as categorias que puxaram os números para baixo. Não Ficção, onde estão os livros de Laurentino, cresceu 20%.

A lista trouxe só duas novidades. O box comemorativo de 20 anos de Harry Potter (Rocco), de J.K. Rowling, aparece pela primeira vez na Lista ocupando a posição de número 17 de Infantojuvenil, com 339 cópias vendidas. Aqui vale recorrer de novo ao Painel Analítico do PN+. O consolidado registra a venda de 563 mil exemplares dos livros da franquia.

Em Autoajuda, estreou 1 ano em 12 semanas (Alta Life), de Brian P. Moran / Michael Lennington. O livro ocupa a posição de número 19, com 325.

O Ranking das Editoras é liderado pelo Grupo Companhia das Letras, que emplacou 14 títulos na semana. O Grupo Editorial Record ficou em segundo, com 10 e a Sextante completa o pódio, com oito.

Junho

Mais esperto que o diabo foi o campeão de vendas do mês de junho, com 7.783 cópias vendidas. Torto arado (Todavia), de Itamar Vieira Jr., ficou em segundo lugar, com 7.198, e Do mil ao milhão completa o pódio mensal, com 6.049.

O Painel Analítico do PN+ permite comparar os volumes de vendas de junho de 2021 com igual período de 2020. Em junho de 2021, a lista registrou a venda de 173.607 exemplares de 141 diferentes ISBNs, isso representa aumento de 6,81% em relação a junho de 2020, quando o PN apurou a venda de 161.775 exemplares de 156 ISBNs diferentes.

Para fazer ensaios no Painel Analítico, você precisa ser assinante do PublishNews+. No mês do 20º aniversário do PublishNews, você pode assinar o PN+ com 20% de desconto. Basta clicar aqui e usar o código promocional PN20ANOS. A promoção vale durante todo o mês de julho.

[02/07/2021 11:00:00]
Leia também
Quem lidera a semana é 'Ou vai ou voa' (Buzz), de Hendel Favarin e Josef Rubin​, seguido por 'Tríade do poder' (Vida), de Márcio Micheli
Ambas as obras alcançaram espaço na Lista Geral; e além das seis estreias da semana, outras duas obras merecem destaque por subirem na apuração semana após semana. Confira.
Publicado pela Globo Livros, 'América Latina lado B' estreou na lista de Não Ficção; outras sete obras também figuram na apuração pela primeira vez