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Um panorama sobre o mercado das editoras universitárias
PublishNews, Talita Facchini, 1º/10/2020
PublishNews Entrevista desta semana recebeu Marcelo Di Renzo, vice-presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias e coordenador da Editora Universitária Leopoldianum

Jornalista, professor universitário e editor, Marcelo Di Renzo é, além disso, vice-presidente da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e coordenador da Editora Universitária Leopoldianum. Com anos de história colecionando experiências em diversas áreas, Di Renzo é o entrevistado desta semana do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que quer compor um arquivo da memória editorial brasileira.

Há muitos anos Di Renzo transita entre o mundo virtual e físico. Nos anos 1980, passou pelo curso de computação, o que lhe garantiu, mais tarde, a oportunidade de trabalhar na Abril Cultural e em 1982, iniciou seu trabalho como editor de vídeotexto, espécie de avô da atual internet. Marcelo conta que com o recurso - que permitia que diversos elementos 'entrassem' na tela de uma televisão adaptada, era possível fazer tudo. "Tudo o que desse para fazer com 800 caracteres", lembra. Daquela época, Di Renzo coleciona boas lembranças, dentre elas o trabalho de vender livros por videotexto. Ele explica que a Abril fez uma parceria com uma livraria e funcionava assim: as pessoas viam as informações curtas dos livros e se quisessem, compravam e recebiam a obra em casa.

Outro trabalho de que se orgulha foi o lançamento de um multiconto em que as pessoas podiam interferir no final de cada página, alterando o final da história. “Foi o primeiro multiconto do Planeta, nós fizemos e publicamos com 16 páginas, que permitia 124 finais diferentes da história. Era um negócio muitíssimo diferente e interessante, que chamou muito a atenção”, contou orgulhoso.

Depois desse trabalho, Marcelo começou a atuar como professor na Universidade Católica de Santos (Unisantos) e em 2003, foi chamado para assumir a editora universitária Leopoldianum. Assim descobriu a Abeu. "Comecei a participar das reuniões da Abeu, a frequentar os encontros e a ter uma ideia do que era esse cenário da edição universitária no Brasil. Eu não tinha ideia do tamanho desse segmento”, conta. A partir desse contato, começou também a participar mais ativamente desse meio, a construir relações com outras entidades, como CBL e SNEL, a participar de feiras literárias e, em paralelo, a organizar a Leopoldianum. "Fizemos um trabalho de ter a nossa própria formação gráfica dentro da própria editora e principalmente ter uma política de comercialização dessa produção”. Hoje, a editora conta com um catálogo na ordem de 230 títulos e está aberta a toda a pesquisa nacional e internacional. "Universidade não tem barreiras", define Di Renzo.

O jornalista, professor e editor falou também sobre a sua preocupação com as editoras de universidades federais, diante das sucessivas ameaças e interferências do atual governo sobre as instituições. “Essas ações do governo federal atual com relação a academia de modo geral são ruins, pois interferem na pesquisa e isso cria um problema seríssimo para o país e para a estrutura da universidade. E em algum momento vai repercutir na falta de material”, advertiu. Marcelo lembrou também de outras preocupações que afligem as editoras universitárias, como a redução no orçamento e a substituição dos reitores. “Essa política do governo de substituir reitores por outros talvez não tão bem avaliados por seus pares, é uma coisa que deixa todo mundo preocupado. Independente se é Federal ou não. Há uma repercussão geral", analisa.

Na conversa que teve com André Argolo, Marcelo também traçou um mapa das editoras universitárias no Brasil, falou sobre as parcerias entre essas editoras, fez uma análise sobre o mercado e falou sobre a importância das Bienais e feiras literárias na disseminação dos livros universitários.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

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[01/10/2020 10:00:00]
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