Publicidade
Os detalhes da Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro
PublishNews, Talita Facchini, 31/08/2020
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa, participou do Podcast do PublishNews e explicou os detalhes do estudo divulgado na última semana

Depois da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, que teve sua série histórica publicada em julho, na última semana foram divulgados os resultados da Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro, também realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen Book. Desde 2016, quando foi apresentado o Censo do Livro Digital, não se tinham números atualizados sobre a produção e a venda de produtos digitais no Brasil e o que se viu no estudo - que tem o ano base de 2019 -, foi um crescimento nominal de 140% em três anos, com um faturamento que alcançou os R$ 103 milhões ou 4% do faturamento apurado com a venda de livros físicos. Além disso, o acervo cresceu 37%, chegando a 71 mil títulos.

Para explicar as especificidades da pesquisa, os fatores que influenciam nos números apresentados e tirar outras dúvidas que surgiram com essa primeira pesquisa – que a partir de agora deve ser anual – Mariana Bueno, economista e consultora Nielsen Book, participou mais uma vez do Podcast do PublishNews.

Na conversa com a nossa equipe ela falou da importância que as pesquisas que analisam o mercado editorial estão ganhando a cada ano. "Toda a história hoje da taxação do imposto, o pleito do Pis/Cofins, foi conseguido com base nos dados desta pesquisa e hoje, muito daquilo que está sendo discutido inclusive em relação ao preço, o acesso e o impacto é com base nessa pesquisa. Mesmo as compras governamentais, o fim do PNBE e a volta como PNLD Literário, também tem como base dados dessa pesquisa", explicou.

As principais diferenças entre a primeira pesquisa de 2016 e a divulgada na última semana também foram explicadas. "A primeira diferença é a metodológica, em 2016 a gente não tinha dado nenhum sobre o mercado, então ela é uma pesquisa importante na medida que estabeleceu um número para esse universo, ou seja para o tamanho desse mercado", contou Mari. De lá pra cá, o que se viu é que o mercado digital se comporta de uma maneira diferente e foi nesse sentido que a pesquisa foi construída. "Dividimos em categorias diferença, não utilizando os mesmos subsetores, porque a dinâmica desse mercado é diferente. Quando no censo a gente olha que o mercado digital seria 1,09% do mercado físico é uma comparação até injusta, porque ali a gente tá levando em consideração o subsetor de didáticos que representa muito para o físico", analisou.

A questão dos audiolivros, da importância do digital no segmento de didáticos e outras análises mais específicas também foram discutidas na conversa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações:

Pura arquitetura
Peaky blinders - Netflix
Pan y circo - Prime Video
Jojo Rabbit - Telecine Play
Podcast Entretanto
Curso: Livros Digitais, Audiolivros e Podcasts
O reino de sonho e loucura

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[31/08/2020 11:00:00]
Leia também
Gerente comercial da HarperCollins Brasil foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews
Tavares está na FTD desde 2013, e detalhou na entrevista algumas das estratégias para o crescimento da empresa, que hoje tem cerca de 1,7 mil funcionários
Em mesa do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, fundadores e editores de quatro revistas conversaram sobre os desafios de manter uma publicação; foram elas: Aboio, Aorta, Canarana e Philos
Episódio da semana recebeu as editoras Rafaella Machado (Record) e Diana Szylit (Buzz) para falarem sobre o que viram nas últimas feiras internacionais; elas também deram spoilers sobre os seus próximos lançamentos
Podcast do PN recebeu o autor de 'A palavra que resta', obra vencedora do National Book Awards; no bate-papo, Stênio falou sobre suas inspirações, sua infância, processo de escrita e sobre seu novo livro
Outras colunas
Gerente comercial da HarperCollins Brasil foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues defende os concursos como forma de democratizar o acesso às práticas de escrita e leitura
Seção publieditorial do PublishNews traz obra escrita por Edileila Portes e o projeto de financiamento coletivo da Bandeirola para publicar as obras 'Pavor dentro da noite' e 'Eu e Chiquinha Gonzaga'
Editora quer dar protagonismo aos artistas do Rio Belle Époque publicando ‘Pavor dentro da noite’ e ‘Eu e Chiquinha Gonzaga’