Publicidade
A nova editora, Rua do Sabão
PublishNews, Talita Facchini, 26/05/2020
Podcast do PublishNews conversou com Leonardo Garzaro e Leonardo Pinto Silva, dois dos nomes por trás da editora que pretende trazer títulos inéditos e focar na literatura nórdica

Abrir um novo negócio em um momento de crise, cheio de incertezas, não é uma tarefa fácil. A editora Rua do Sabão é um exemplo: as conversas sobre a editora começaram em setembro passado, o processo foi acelerado em janeiro e, em maio, no olho do furacão, lançaram o primeiro livro. Para falar sobre a nova editora, suas inspirações, referências e projetos, o podcast do PublishNews conversou com Leonardo Garzaro e Leonardo Pinto Silva, dois dos nomes por trás da Rua do Sabão.

A inspiração para o nome da editora surgiu de um logradouro que existiu no Rio de Janeiro até os anos 1940 e que virou ponto de encontro da literatura brasileira. Naquela época, a rua abrigou editoras, livreiros e escritores e reuniu românticos, realistas, simbolistas e parnasianos, que frequentavam a Livraria do Martins e disseminavam a cultura literária nacional e internacional.

Já a editora Rua do Sabão tem como missão trazer títulos inéditos, usando traduções diretas do original e descobrir novos talentos literários. Além disso, irá focar também na literatura norueguesa – que já virou o carro-chefe da editora e que terá um selo voltado especificamente para a literatura nórdica em geral, o Hiperbórea. “Já temos alguns títulos que já estão traduzidos, em processo de revisão e preparação e que devem ser lançados em breve”, adiantou Pinto Silva, tradutor da editora. Sobre a escolha da literatura nórdica ele explicou: “primeiro que é uma fonte inesgotável de literatura de qualidade”, começou. “Outro fator é que os nórdicos, além da literatura de qualidade, esses países oferecem às editoras do mundo inteiro – isso é política de Estado de cada um desses países – fomento para que essa literatura seja traduzida e publicada nesses lugares. Isso é um incentivo muito importante. Em alguns casos, o custo de produção do livro é muito caro e fica inviável. Esses países oferecem a possibilidade de que esse custo seja diluído ou até mesmo zerado”.

Em tempos de isolamento, cada um de sua casa gravando o podcast
Em tempos de isolamento, cada um de sua casa gravando o podcast
Sobre como tem sido o início da editora em meio a pandemia do novo coronavírus, Leonardo Garzaro contou que desde o começo eles já tinham decidido não vender os livros nas livrarias. “Observando o mercado sempre fui absolutamente contra a consignação, acho que isso é uma distorção do mercado editorial brasileiro”, explicou o editor. “A gente já pensava em trabalhar exclusivamente com venda direta, tanto no nosso site, quanto dentro dos marketplaces”, completou. Assim, a única coisa que mudou por conta da pandemia foi o plano de realizar grandes lançamentos presenciais e tardes de autógrafos.

Uma das missões da Rua do Sabão é descobrir novos talentos literários. Na conversa, Garzaro contou que o que eles esperam fazer de diferente é dar uma atenção especial para os novos autores. “Não deixar nenhum autor sem resposta, dar uma resposta clara caso o livro não seja selecionado e principalmente encontrar novos autores e novos trabalhos”, disse. Ele adiantou ainda que a editora também pretende fazer chamadas públicas para encontrar novas obras.

Todos os livros da Rua do Sabão já têm suas versões em e-book, e para os audiolivros, a editora fechou uma parceria com a Tocalivros para também lançar nesta versão, simultaneamente.

As semelhanças e diferenças entre os países nórdicos e o Brasil, os livros que estão por vir, as estratégias de marketing e os bastidores desse início da editora também fizeram parte da conversa.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.


Indicações

Eu nunca... - Netflix
Arremesso final - Netflix
Historia da eternidade (Companhia das Letras) - Jorge Luis Borges
O livro do mar (Âyiné) - Morten A. Stroksnes

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

[26/05/2020 08:20:00]
Leia também
Gerente comercial da HarperCollins Brasil foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews
Tavares está na FTD desde 2013, e detalhou na entrevista algumas das estratégias para o crescimento da empresa, que hoje tem cerca de 1,7 mil funcionários
Em mesa do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, fundadores e editores de quatro revistas conversaram sobre os desafios de manter uma publicação; foram elas: Aboio, Aorta, Canarana e Philos
Episódio da semana recebeu as editoras Rafaella Machado (Record) e Diana Szylit (Buzz) para falarem sobre o que viram nas últimas feiras internacionais; elas também deram spoilers sobre os seus próximos lançamentos
Podcast do PN recebeu o autor de 'A palavra que resta', obra vencedora do National Book Awards; no bate-papo, Stênio falou sobre suas inspirações, sua infância, processo de escrita e sobre seu novo livro
Outras colunas
Gerente comercial da HarperCollins Brasil foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues defende os concursos como forma de democratizar o acesso às práticas de escrita e leitura
Seção publieditorial do PublishNews traz obra escrita por Edileila Portes e o projeto de financiamento coletivo da Bandeirola para publicar as obras 'Pavor dentro da noite' e 'Eu e Chiquinha Gonzaga'
Editora quer dar protagonismo aos artistas do Rio Belle Époque publicando ‘Pavor dentro da noite’ e ‘Eu e Chiquinha Gonzaga’