O protagonismo feminino no Prêmio Cepe Nacional
PublishNews, Redação, 21/02/2020
Mulheres foram contempladas em quatro das cinco categorias dos concursos nacionais da Cepe. Vanessa Molnar Maluf ganhou na categoria Romance.

Vanessa Molnar Maluf ganhou na categoria Romance com o livro 'A importância dos telhados' | © Divulgação
Vanessa Molnar Maluf ganhou na categoria Romance com o livro 'A importância dos telhados' | © Divulgação
A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) divulgou na última quarta (20) os vencedores da 5ª edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura e do 2º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. Este ano, o destaque vai para o protagonismo feminino já que as mulheres venceram quatro das cinco categorias do prêmio.

Em Romance ganhou Vanessa Molnar Maluf (SP - na foto acima), com a obra A importância dos telhados. O livro conta a história de Elle, professora recém-aposentada que descobre um câncer e começa a recordar acontecimentos do passado. Já o título de Poesia contemplado foi As cartas de Maria, de Zulmira Alves Correia (BA).

O prêmio infantil ficou com Viviane Ferreira Santiago, pelo título A biblioteca de Bia; e o juvenil foi para a obra de Contos com gigantes, de Carolina Becker Koppe (SC). O único homem da lista de ganhadores foi Emir Rossoni, vencedor na categoria Contos (RS) com o título Erros, errantes e afins.

Os escolhidos nas categorias Romance, Conto e Poesia receberam R$ 20 mil cada um, e os do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil, R$ 10 mil em cada uma das categorias. Os prêmios tiveram mais de 1.500 inscritos em todo o Brasil, sendo a maioria de São Paulo. Pernambuco ficou em segundo lugar em número de inscrições, seguido por Rio de Janeiro e Minas Gerais. As obras serão publicadas pela Cepe Editora até o final do ano.

[21/02/2020 06:00:00]