Publicidade
O método Judith de Almeida de vender livros
PublishNews, Redação, 16/01/2020
Em sua participação no PublishNews Entrevista, a livreira faz reflexões importantes sobre o papel do vendedor de livros no ‘encantamento ao cliente’ e ainda fala sobre os momentos mais difíceis que viveu nos últimos anos

Judith de Almeida, que completa 42 anos de experiência no mercado editorial em 2020, se tornou uma espécie de guru quando o assunto é vender livros no Brasil. Isso pelo menos pela ótica da redação do PublishNews. Dona de uma trajetória rica e de opiniões fortes, ela é, sem dúvidas, uma pessoa relevante na indústria do livro. Isso tudo a credenciou para se sentar no sofá do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV comandado por André Argolo.

Na conversa, ela falou sobre o início da sua carreira – aos 14 anos – na Livraria Bethânia, que já não existe mais. Lá conviveu com Allan Smith, um norte-americano que se radicou no Brasil e por aqui montou a sua primeira livraria, no bairro do Campo Belo (Zona Sul da capital paulista) e, posteriormente, na região central da cidade de São Paulo. Considerado por Judith um homem à frente do seu tempo, Smith ensinou à funcionária os primeiros passos e, sobretudo, a importância de encantar seus clientes.

Atualmente gerenciando o departamento comercial do Grupo Autêntica, Judith relembrou os tempos de quando que era vendedora interna numa época em que não havia nem computadores quanto menos internet. E de como esses tempos a moldaram enquanto profissional.

Recentemente, ela foi diagnosticada com um câncer agressivo, ao mesmo tempo em que nascia o primeiro neto. Essas histórias também fizeram parte do papo que teve com Argolo.

No programa mais curto, Luciana Melo faz a indicação de livros para quem enfiou o pé na jaca nas festas de fim de ano e agora precisa duma forcinha para perder aqueles quilinhos extras. Ela fez também um rolê pela exposição Batman 80, em cartaz no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – São Paulo / SP).

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, a entrevista com Judith está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

[16/01/2020 09:53:28]
Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Outras colunas
Gerente comercial da HarperCollins Brasil foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues defende os concursos como forma de democratizar o acesso às práticas de escrita e leitura
Seção publieditorial do PublishNews traz obra escrita por Edileila Portes e o projeto de financiamento coletivo da Bandeirola para publicar as obras 'Pavor dentro da noite' e 'Eu e Chiquinha Gonzaga'
Editora quer dar protagonismo aos artistas do Rio Belle Époque publicando ‘Pavor dentro da noite’ e ‘Eu e Chiquinha Gonzaga’