Publicidade
Mudanças no Prêmio Jabuti
PublishNews, Luís Antonio Torelli*, 11/05/2018
Confira na íntegra o comunicado de Luís Antonio Torelli, presidente da CBL sobre a 60ª edição do Prêmio Jabuti

Em 2018, o Jabuti completa 60 anos e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) continua a trabalhar firmemente para que permaneça como o mais desejado Prêmio Literário do Brasil. Nós, da CBL, estamos atentos à evolução do mercado e consideramos ser muito importante atualizar a premiação para torná-la ainda mais democrática, ágil e inclusiva, prestigiando o mercado e aproximando-se do leitor. Mais do que nunca, nosso foco está voltado ao público final.

Temos orgulho de informar que anunciaremos, no próximo dia 15 de maio, atualizações importantes no Prêmio Jabuti, que terá seu formato e suas categorias aprimorados. Como integrantes do setor editorial, temos o dever de contribuir, com nosso melhor esforço, para disseminar cada vez mais a leitura entre todos os brasileiros. Esta é a nossa prioridade. Afinal, não há dúvidas de que o livro é um dos principais canais de inclusão socioeconômica. E o Prêmio, como um bem cultural brasileiro, pretende ser um farol e iluminar os caminhos do mercado, mostrando que o foco no leitor é o melhor percurso em busca do nosso objetivo maior.

Como parte desse processo, além de voltar-se ao público final, o leitor, o Jabuti estará ainda mais acessível: a entrega em formato digital (PDF) na grande maioria das categorias facilitará a inscrição e certamente barateará o custo para as editoras. Outras mudanças serão anunciadas em coletiva de imprensa no dia 15.


* Luís Antonio Torelli é presidente da Câmara Brasileira do Livro.

[11/05/2018 06:00:00]
Matérias relacionadas
Obra vencedora do Livro do Ano do Prêmio Jabuti já está à venda no Kindle Direct Publishing, da Amazon
Nosso colunista Marcio Coelho foi ao Jabuti depois de algumas edições ausente. Ele gostou e conta como foi.
‘À cidade’, livro independente do poeta cearense Mailson Furtado, foi eleito Livro do Ano
Leia também
"A verdadeira tunga, palavra usada por Gaspari para descrever o esforço que os livreiros estão fazendo para tentar garantir que um pilar tão importante da nossa cultura possa sobreviver, está na desinformação"
Impacto ambiental dos livros é abordado durante as Jornadas Profissionais da Feira Internacional do Livro de Bogotá
A visão distanciada que temos da adolescência pode ser uma armadilha que não nos permite entender o que o público está, de fato, pedindo