Publicidade
O poder da Gente
PublishNews, Leonardo Neto, 06/10/2017
Gente ocupa o 4º lugar do Ranking Geral, mas vendeu 1.115 exemplares a mais do que o 1º colocado. Novo livro de Candice Pascoal, publicado pela casa, é o segundo mais vendido da semana.

Como toda e qualquer lista, a do PublishNews tem algumas lacunas, a gente reconhece. A sua metodologia é clara e transparente, mas há limitações. Uma delas diz respeito ao Ranking das Editoras. A lista leva em conta apenas e tão somente o número de títulos emplacados. Ou seja, pode acontecer de a editora que lidera o ranking ter emplacado mais títulos, mas ter vendido menos exemplares do que outra editora que esteja menos bem-posicionada no ranking. Acontece... A gente reconhece que poderia ser melhor, mas operamos dentro do possível.

Um exemplo claro disso pode ser visto nessa semana. A Editora Gente emplacou sete títulos na semana, o que lhe garantiu o quarto lugar do Ranking Geral das Editoras. Esses sete títulos venderam 15.080 exemplares. O Grupo Companhia das Letras, que encabeça o Ranking, emplacou 17, que juntos, venderam 13.965 exemplares.

Candice Pascoal estreou na lista dos mais vendidos com 'Seu sonho tem futuro' | © Divulgação
Candice Pascoal estreou na lista dos mais vendidos com 'Seu sonho tem futuro' | © Divulgação

Nessa semana a Gente lidera isolada duas das cinco categorias da Lista do PublishNews: a de Ficção, com No colo dos anjos, que vendeu 4.527 exemplares, e a de Negócios, com Seu sonho tem futuro, que acaba de estrear na lista vendendo 4.547 exemplares.

Esses dois, bom que seja dito, aparecem no alto da Lista Geral, ocupando a segunda e a terceira posições. Perderam apenas para Felipe Neto (Coquetel / Ediouro). Quer dizer... se você é daqueles que acha que o “livrão” do youtuber deveria estar fora da lista já que tem cara de revista, os dois títulos da Gente estariam no topo da lista, liderando com folga, já que o terceiro colocado seria – nestas condições – Batalha espiritual (Petra / Ediouro), que vendeu “só” 2.907 exemplares na semana.

Bom ressaltar aqui que o livro do padre Reginaldo Manzotti permanece na primeiríssima posição da Lista Geral Anual de 2017, com 120.938 exemplares vendidos. Por falar no padre, é interessante destacar também que ele acaba de emplacar novo título da lista: Meu primeiro livro da vida de Jesus (Petra / Ediouro), que ocupa a 3ª posição da Lista Infantojuvenil, com 1.266 exemplares vendidos.

Com a ajudinha da Gente, a lista apresentou crescimento de 2% no número de exemplares vendidos. Isso em comparação com a semana passada. Na Lista de Ficção, liderada por um título da editora da família Shinyashiki, o crescimento foi de 25%. A de Não Ficção apresenta aumento de 6% e a de Negócios, de 1%. Autoajuda e Infantojuvenil apresentaram queda de 4% e 11% respectivamente.

A lista nessa semana veio recheadíssima de novidades. São muitas. Só na de Ficção, a campeã de crescimento da semana, foram quatro novos títulos: Ed & Lorraine Warren: lugar sombrio (DarkSide), em 16º lugar; Como se casar com um marquês (Arqueiro / Sextantye), em 17º; No seu pescoço (Companhia das Letras); em 18º, e A dança dos dragões (LeYa), em 19º. Em Não Ficção, as novidades foram: Um olho na bola, outro na cartola (Planeta), na 14ª posição; Por que o Brasil é um país atrasado? (Novo Conceito), na 17ª; A elite do atraso (LeYa), na 18ª; Minhas plantas (Paralela / Grupo Companhia das Letras), na 19ª, e Amor para corajosos (Planeta), na 20ª.

Em Autoajuda, as novidades são: Uma mente curiosa (Citadel), em 9º lugar; Grande promessa do sacratíssimo coração de Jesus (Loyola), no 18º, e Quem tem fé não precisa de sorte (Planeta), no 20º. Encerrando o time de novidades da semana, O único livro que todo empresário precisa ler (Gente), que ocupa a concorrida segunda posição da Lista de Negócios.

[06/10/2017 10:03:00]
Leia também
Quem lidera a semana é 'Ou vai ou voa' (Buzz), de Hendel Favarin e Josef Rubin​, seguido por 'Tríade do poder' (Vida), de Márcio Micheli
Ambas as obras alcançaram espaço na Lista Geral; e além das seis estreias da semana, outras duas obras merecem destaque por subirem na apuração semana após semana. Confira.
Publicado pela Globo Livros, 'América Latina lado B' estreou na lista de Não Ficção; outras sete obras também figuram na apuração pela primeira vez